Brasil,

Pneumologista aponta epidemia de doenças pulmonares causadas por cigarros eletrônicos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grasiela Caldeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

édico pneumologista e pesquisador do Hospital Oswaldo Cruz, Elie Fiss afirma que dispositivo faz tão mal quanto o cigarro comum e explica por que a nova doença pulmonar Evali está matando jovens nos Estados Unidos

Evali, termo em inglês criado para definir nova doença pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônico, já é vista como uma epidemia de curto prazo como efeitos ainda desconhecidos. Esta é a avaliação do médico e pesquisador do Hospital Oswaldo Cruz, Elie Fiss, especialista no estudo e tratamento de doenças respiratórias.

De acordo com o pesquisador, a dimensão do problema fica evidente pelos dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos que, desde o final de agosto deste ano, já registrou 1.604 casos de doenças e 34 mortes causadas pelo uso de cigarros eletrônicos. Um relatório da agência americana aponta ainda que diversos adultos (entre 18 e 35 anos) apresentaram falta de ar, náuseas, vômitos, dor abdominal e febre após usar óleo de maconha ou outros compostos concentrados em cigarros eletrônicos. “A situação é tão grave que a comunidade médica já definiu um novo termo para se referir às lesões. O combate é urgente”, afirma Fiss.

O médico afirma que a causa exata dessas doenças, inclusive uma denominada pneumonia lipoide, ainda não é clara. Uma das hipóteses é que a mistura líquida usada no cigarro eletrônico provocaria depósito de gordura nos alvéolos dos pulmões, o que impediria a respiração normal. O especialista diz que “por não haver combustão do tabaco, e consequentemente, a produção de centenas de substâncias cancerígenas, criou-se a ilusão de que seu uso seria menos prejudicial aos pulmões e ao organismo como um todo”. Essa ilusão é justificada pelo amplo consenso que se tem hoje sobre os malefícios do cigarro. Tudo começou na década de 50, quando surgiram as primeiras pesquisas associando o tabaco ao câncer de pulmão. A partir de 1990, com a implementação de rígidas leis de controle de tabaco em todo mundo, observou-se queda no número de cigarros consumidos em diversos países, entre eles o Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgados em fevereiro deste ano, o consumo de cigarros per capita no Brasil reduziu-se em 65% entre 1980 e 2010. Algumas das políticas públicas antifumo mais eficazes foram a obrigatoriedade de imagens de advertência em maços de cigarro, que entrou em vigor em todo o país em 1º de fevereiro de 2002, e a Lei Antifumo, que entrou em vigor em 2009 -- a princípio válida apenas no Estado de São Paulo e dentro de ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes e corredores.

Posteriormente, a lei ganhou força nacional e começou a valer também em locais parcialmente fechados. O cigarro eletrônico, por sua vez, foi proibido no país 2009, mas pouco se sabe sobre o dispositivo e seus malefícios.

Mas, afinal, quais são as diferenças entre o cigarro comum e o cigarro eletrônico? A principal delas está no modo de funcionamento. Enquanto o cigarro comum funciona por combustão, o cigarro eletrônico funciona por vaporização. O cigarro comum, que contém milhares de substâncias tóxicas, é queimado por meio de um processo físico. Essas substâncias são então inaladas na fumaça e absorvidas pelo organismo do fumante. As três mais famosas são nicotina, alcatrão e monóxido de carbono. A nicotina, substância responsável pela sensação de prazer e saciedade proporcionada pelo cigarro, causa dependência química. Quando os níveis da substância no corpo do fumante começam a baixar, ele sente ansiedade e pode chegar a ter crises de abstinência. O alcatrão consiste na mistura de, pelo menos, 4 mil compostos químicos, muitos deles cancerígenos. O monóxido de carbono, por sua vez, diminui a capacidade das células vermelhas do sangue de transportar oxigênio.

Já o cigarro eletrônico, como dito anteriormente, funciona por vaporização. Uma mistura líquida, geralmente feita, sobretudo, com álcool, água, glicerina, além de tetrahidrocanabinol (THC) – psicoativo das plantas do gênero Cannabis, muitas vezes adicionado ao cartucho de nicotina – é aquecida por uma bateria no reservatório do cigarro, formando vapor. A fumaça é inalada pelo fumante e as substâncias caem na corrente sanguínea.

No entanto, o fumante continua consumindo nicotina, que, além de causar dependência, pode acarretar problemas cardiovasculares como infarto e outras doenças coronárias. Isso ocorre porque a nicotina provoca o aumento da pressão arterial, dos batimentos cardíacos, além de constrição dos vasos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar