Brasil,

3 tendências que terão impacto na patologia em 2019

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Amaral
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

À medida em que a tecnologia ultrapassa os limites da patologia, o diretor de Clinical Solutions da Elsevier da China destaca os principais desafios e soluções

*Eddie Ma

“Medicina como guerra” é uma metáfora comumente usada no campo da saúde. Seja uma “guerra contra o diabetes”, uma “guerra contra o HIV” ou uma “guerra contra o câncer”, os líderes do governo costumam empregar a analogia como meio de comunicar suas prioridades e compromissos na saúde nacional. A implicação dessa metáfora conceitual é clara: a doença em questão é o inimigo, enquanto todo o sistema de saúde e seus stakeholders lutam em conjunto para prevenir e dar um fim a ela.

Nesta guerra, os patologistas são como equipes de reconhecimento responsáveis ​​por determinar a disposição, a intenção, a composição e as capacidades do inimigo. Qualquer informação ou inteligência coletada sobre a doença ou enfermidade ajuda a orientar os médicos na formulação da melhor estratégia para o ataque (tratamento e manejo do paciente). Seu envolvimento ativo na pesquisa médica contínua contribui ainda mais para o progresso geral da medicina.

Os avanços tecnológicos de hoje estão mudando o jogo para os patologistas, agindo como um poderoso facilitador na coleta, processamento e retransmissão das “informações do inimigo” corretas de uma maneira eficiente em termos de tempo. Abranger essas inovações será fundamental para ajudar os patologistas a ganhar vantagem na saúde em 2019.

1 - A explosão da informação biomédica

Espera-se que, até 2020, a informação médica duplique a cada 73 dias. Com a introdução de sofisticadas ferramentas de diagnóstico e testes genéticos que estão abrindo ainda mais as portas para maiores descobertas, temos que saber mais sobre doenças do que nunca. Embora isso seja uma boa notícia para pacientes e médicos, o crescimento do conhecimento biomédico está adicionando uma camada de complexidade para os profissionais da área.

O objetivo de qualquer diagnóstico é acertar na primeira vez. No entanto, a enorme quantidade de conhecimentos baseados em evidências que os patologistas precisam obter, aprender, processar e, mais importante, aplicar em suas práticas cotidianas é simplesmente impossível de acompanhar. Embora o investimento de tempo em aprendizado independente seja altamente incentivado, os patologistas devem procurar ferramentas de Suporte à Decisão Clínica (CDS) capazes de ajudá-los a navegar e compreender a complexa rede de informações. Essas soluções transformam informações estáticas e de alta qualidade em conhecimento dinâmico e de fácil acesso em tempo real. São vistas como as melhores armas no combate à variabilidade, dando aos profissionais de saúde a maior chance de oferecer o melhor tratamento possível baseado em evidências.

Como exemplo, cito duas soluções da Elsevier criadas especialmente para patologistas: o ExpertPath e o ImmunoQuery.

O ExpertPath é uma ferramenta de suporte à tomada de decisões interativa para patologia diagnóstica. Esta solução baseada na nuvem contém mais de 4.000 overviews médicos e diagnósticos escritos por clínicos e experts da indústria, bem como 51.000 imagens patológicas selecionadas por especialistas. Pela qualidade e valor entregues aos clientes, o ExpertPath recebeu recentemente o Prêmio de Inovação em Tecnologia da América do Norte da Frost and Sullivan em 2017.

O ImmunoQuery é um suporte de decisão baseado em evidências para imuno-histoquímica. A partir de um vasto banco de dados de literatura revisada por especialistas, a solução sugere aos patologistas os anticorpos certos para rejeitar ou confirmar um diagnóstico suspeito. Juntas, estas plataformas ajudam os patologistas a melhorar a confiança no diagnóstico, economizando tempo e evitando testes desnecessários e dispendiosos.

2 - O surgimento da medicina de precisão

Um dos principais objetivos da medicina moderna é aumentar a especificidade no atendimento ao paciente para que o tratamento correto seja administrado, na hora certa e na dosagem específica. Na área de oncologia, por exemplo, os métodos de tratamento estão se distanciando das abordagens de padrão único. Conhecer as mutações moleculares únicas que conduzem a condição de uma pessoa nos permite projetar terapias que atinjam essas alterações específicas.

Com a medicina de precisão, os patologistas hoje devem ser capazes de integrar informações derivadas de vários testes e correlacioná-las com informações clínicas. Cada vez mais, isso significa que os patologistas precisarão deixar o laboratório e desempenhar um papel mais ativo na tomada de decisões clínicas à beira do leito.

Esta nova fronteira da medicina ressalta a necessidade de os patologistas trabalharem mais de perto com os médicos. Prevemos que as interações entre patologistas e equipes de atendimento ao paciente aumentem no futuro. Um patologista de um hospital de Taiwan com quem conversamos disse: “Os médicos devem oferecer as informações clínicas de primeira linha ao departamento de patologia para que os especialistas possam entender a condição atual de um paciente e oferecer um diagnóstico que seja mais benéfico”.

“É assim que os patologistas e as equipes de cuidados se apoiarão mutuamente e, em última análise, levarão a melhores resultados para os pacientes”, continuou ela. "A comunicação será fundamental."

À luz dessa tendência, esperamos que as plataformas digitais focadas em facilitar uma comunicação mais direta, efetiva e eficiente entre equipes interdisciplinares sejam desenvolvidas no futuro.

3 - IA nos cuidados de saúde

Conversas e discussões em torno da promessa de que a Inteligência Artificial (IA) pode melhorar os resultados na área da saúde decolaram nos últimos anos. Na verdade, a indústria não é nova no tema Inteligência Artificial. Atualmente, a tecnologia baseada em IA é amplamente usada em radiologia para reconhecimento de imagens e em modelos de previsão que alertam os provedores de pacientes de alto risco. Ao mesmo tempo, há outras áreas em que a IA ainda está se desenvolvendo - desde a cirurgia robótica assistida até soluções analíticas profundas que ajudam os médicos a fazer um diagnóstico clínico mais preciso - e seu potencial é de longo alcance.

Embora ainda haja algumas incertezas em torno do papel da IA ​​e seu verdadeiro impacto na patologia, é importante reconhecer que as tecnologias ou máquinas baseadas na Inteligência Artificial nunca substituirão os patologistas. Em vez disso, essas inovações desempenharão um papel assistencial, aumentando as capacidades de decisão dos patologistas e ajudando-os a ter um desempenho melhor e mais rápido. Em última análise, o valor de uma vida humana supera em muito tudo e qualquer coisa. Essa é uma responsabilidade que nenhuma máquina ou algoritmo poderia - ou deveria - jamais suportar.

Conclusão

É evidente que os cuidados globais de saúde estão na fronteira da mudança. À medida que a área médica continua a progredir, com a medicina de precisão e a IA estabelecidas para impactar a prestação de cuidados, os patologistas precisam adotar prontamente novas soluções de saúde digital encarregadas de ajudá-los a trabalhar de forma mais eficiente e colaborativa. Em última análise, essas tecnologias não são projetadas para substituir, mas sim apoiá-los na tomada de decisões mais rápidas, inteligentes e precisas para melhorar o atendimento ao paciente.

* Eddie Ma é Diretor de Clinical Solutions da Elsevier da China


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar