Brasil,

Urologista comenta que, em 2019, o número de casos de câncer de próstata pode chegar a 60 mil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thalita Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer estimam que 60 mil casos novos de câncer de próstata ocorram em 2019, com aproximadamente 13.000 mortes pela doença. Dessa forma, o papel da campanha do Novembro Azul é fundamental na busca por conscientização da sociedade quanto à prevenção do câncer de próstata e sobre a saúde dos homens de maneira geral.

“O maior obstáculo à prevenção é o educacional. No momento em que o homem compreender a necessidade de vir ao médico, ser examinado e realizar exames preventivos para evitar doenças de evolução silenciosa mas potencialmente letais, como a hipertensão arterial, diabete, stress e o câncer de próstata dentre muitas outras, esse cenário deve mudar”, afirma o professor do setor de uro-oncologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) Dr. Marcos Tobias Machado.

O médico também é responsável pelo setor de cirurgia robótica urológica no Hospital Brasil e Rede D’Or, e afirma que a prevenção ainda é a melhor opção para combate ao câncer. “Infelizmente, 10 a 20% dos casos já são diagnosticados em fase mais avançada, ou seja, já com presença de disseminação da doença fora da próstata (metástases). Nesse cenário, a cura já não é mais possível, tendo o paciente um tempo de sobrevida de 3 a 5 anos”, explica.

Para uma prevenção eficaz, ir ao urologista regularmente é decisivo. É o especialista que realiza o exame de toque retal e pede a dosagem do PSA. “Como mensagem importante, fica a necessidade de fazer uma primeira consulta preventiva na faixa dos 40 anos e seguir as orientações médicas de seguimento.”

A campanha Novembro Azul surgiu, inicialmente na Austrália, em 2003. No Brasil, a primeira ação foi realizada em 2014, com mais de 2.200 ações em todo o país. “A iniciativa é um grito de alerta para que os homens, esposas e governantes se atentem para a necessidade de os homens realizarem exames preventivos, no sentido de preservação da sua sobrevida e qualidade de vida. Isso inclui a saúde integral do homem, cardiovascular, hormonal, genito-urinária e psíquica, dentre outras”, completa Dr. Marcos Tobias Machado.

Sobre Dr. Marcos Tobias Machado

Formado em Medicina pela Santa Casa, Dr. Marcos Tobias Machado acumula experiência e conhecimento em diversas instituições, com destaque para residência médica no Hospital das Clínicas da USP, fellowship em uro-oncologia na Universidade de Miami, especialização em laparoscopia e robótica no H.Henri Mondor em Paris, desenvolvendo cirurgias minimamente invasivas mais complexas, além de atualmente ser chefe do setor de uro-oncologia e cirurgia robótica em urologia do Hospital Brasil e urologista dos Hospitais da rede D’Or – Bartira, Assunção e São Caetano do Sul. Recentemente, foi palestrante do 8º Congresso do Centro de Oncologia da Universidade de Mansoura, no Egito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar