Brasil,

Como reduzir o consumo de sal de forma nutritiva e saborosa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriella Visciglia
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A levedura nutricional é uma alternativa repleta de nutrientes que confere sabor aos alimentos



A utilização do sal no preparo e consumo de alimentos é um hábito bem comum em praticamente todo o mundo. Mas a sua utilização em excesso pode causar diversos problemas para a saúde. Diante disto, a OMS estipulou a recomendação de consumo diário de apenas 5 gramas de sal de cozinha, o que corresponde a 2 gramas de sódio. No entanto não é isto que acontece.

Uma estimativa do NUTRICODE mostrou que a ingestão diária/média de sódio da população mundial atingiu 3,6 gramas, com variação entre 2,18 a 5,51 gramas por dia. Segundo eles, 95% da população mundial consome o sal em excesso. E no Brasil a situação é mais preocupante, uma pesquisa indicou que os brasileiros consomem até 12,6 gramas de sal por dia, sem considerar o sódio presente naturalmente nos alimentos. Ou seja, o consumo é maior do que o dobro recomendado pela OMS.

Hoje, a redução do sal é uma opção cada vez mais viável. Isto porque, além do uso de especiarias naturais que auxiliam na redução da adição de sal, há cada vez mais alternativas disponíveis. Como é o caso da levedura nutricional, esclarece Karla Maciel, nutricionista e consultora da Naiak. Segundo ela, o produto é um tempero natural rico em proteínas, vitaminas e minerais que dá sabor aos alimentos de forma leve e diferenciada.

A levedura nutricional é obtida a partir do fungo Saccharomyces cerevisiae que se desenvolve em um meio rico em carboidratos. Karla explica que no processo de fermentação, a levedura produz vitaminas do complexo B, zinco, cromo, ferro, magnésio, ácido fólico e biotina. Além de complementar e enriquecer a alimentação, a levedura possui alto teor de fibras alimentares, o que auxilia na regulação e funcionamento do intestino.

A nutricionista comenta que uma forma de enriquecer as preparações e garantir mais nutrientes na alimentação, é combinar a levedura nutricional com especiarias naturais, como a cúrcuma, pimenta-preta e gengibre. “Essa combinação de ingredientes reúne uma alta concentração de fitoativos importantes para o equilíbrio antioxidante corporal, e também agrega um sabor diferenciado para as receitas”, esclarece Karla. Além de tudo, a levedura nutricional possui baixo teor de sódio, sendo uma alternativa para reduzir o consumo de sal de cozinha.

Sugestão de produtos

Nutritional Yeast é a levedura nutricional em flocos da Naiak, disponível nos sabores Vegan Cheese, Italian Vegan, Cúrcuma Hot Mix e Veggie. O Vegan Cheese tem sabor natural semelhante ao de queijo. O Italian Vegan, por sua vez, conta com especiarias tais como orégano em pó, tomate em pó e pimenta-do-reino, que dão um toque de sabor diferenciado ao produto. O Cúrcuma Hot Mix combina o extrato de levedura com especiarias naturais sendo elas cúrcuma, gengibre, páprica doce, pimenta-do-reino e pimenta caiena. E o Veggie é o resultado de um mix de vegetais naturais desidratados, ervas e extrato de levedura, possui em sua composição cebola, tomate, pimentão verde, pimentão vermelho, alho, salsa e cebolinha. Além de serem elaboradas utilizando ingredientes naturais, as leveduras enriquecem a alimentação com proteínas, vitaminas do complexo B e minerais.

Sobre a Naiak

Empresa 100% brasileira, especialista em desenvolver uma linha completa de nutracêuticos e alimentos funcionais direcionados para a beleza e o bem-estar. Seguindo o conceito in&out, que é a garantia de encontrar o verdadeiro equilíbrio de cuidar da sua saúde de dentro para fora.

Da pesquisa de insumos ao desenvolvimento de produtos eficazes, os ativos são extraídos da natureza para possibilitar os melhores resultados, com a alta tecnologia sempre presente para proporcionar mais vitalidade, qualidade de vida e autoestima.

Conheça o novo conceito Naiak: a beleza da vitalidade.
www.naiak.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar