Logo
Imprimir esta página

Sleep Wrinkles: forma como dormimos pode favorecer o aparecimento de rugas; saiba como evitar

Sleep Wrinkles: forma como dormimos pode favorecer o aparecimento de rugas; saiba como evitar

Assim como os danos causados por agressores externos, como o sol e a poluição, posição em que dormimos também pode antecipar o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance explica como prevenir e tratar o problema.

Apesar de serem muito temidas e causarem grande desconforto estético para algumas pessoas, as rugas são resultado do processo natural de envelhecimento da pele, ocorrendo devido a ação muscular repetitiva ao longo dos anos combinada à diminuição das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação do tecido cutâneo. Porém, alguns hábitos que temos durante a vida podem favorecer e até antecipar o aparecimento desses sinais da idade, incluindo a forma como dormimos. “Dormir com o rosto virado 100% para o travesseiro ou sempre do mesmo lado pode formar rugas estáticas devido à pressão e atrito causado pelo contato do rosto com o travesseiro. Dessa forma, acabamos envelhecendo mais assimetricamente, com demarcações mais profundas dos sulcos, das linhas e das rugas”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).

Porém, é possível prevenir as tais rugas do sono através de alguns cuidados básicos, como evitar dormir de um lado especifico ou de bruços, optando sempre por dormir de barriga para cima. Mas para aqueles que não possuem o costume de dormir nessa posição e tem dificuldade em mudar a forma como dormem, principalmente por que é impossível controlar movimentos involuntários durante o sono, é possível adotar outras medidas para prevenir essas rugas. “É interessante, por exemplo, trocar fronhas de algodão por fronhas de cetim ou seda. Enquanto o algodão promove maior atrito na pele, o que facilita a formação de rugas e linhas de expressão, o cetim e a seda permitem que o rosto deslize sem tração, diminuindo o atrito e, consequentemente, a possibilidade de formação de rugas”, destaca a médica. Existem ainda travesseiros projetados especificamente para evitar essas rugas do sono, que são densenvolvidos de formar a reduzir o contato facial com o travesseiro, como os travesseiros para pescoço. “Vale a pena também massagear levemente a face pela manhã, que, além de ajudar na diminuição do inchaço matinal através da drenagem dos líquidos, também pode minimizar os efeitos da noite de sono.”

Porém, para quem já sofre com as rugas do sono é possível melhorá-las através de procedimentos estéticos. Por exemplo, a aplicação de preenchedores injetáveis, como o ácido hialurônico, é uma ótima opção, pois, além de preencher as rugas, é capaz de melhorar a qualidade da pele como um todo. Outra alternativa de tratamento, de acordo com a Dra. Beatriz, são os skinboosters, injeções também à base de ácido hialurônico que promovem hidratação profunda da pele, tornando-a sedosa e com menos linhas finas. Mas a médica ressalta que, no caso das rugas do sono, a aplicação de toxina botulínica não é eficaz, pois essas rugas não são formadas pela ação dos músculos e sim por compressão mecânica. “Para quem tem preferência por tratamentos menos invasivos, os peelings são ideais para tratar as linhas do sono mais superficiais, pois promovem a renovação da pele. Os lasers Q-Switched e de CO2 e a luz pulsada também podem ser utilizados para tratar as rugas do sono, podendo até mesmo serem combinados para a obtenção de melhores resultados”, destaca a cirurgiã. “Porém, antes de optar por qualquer procedimento, o ideal é consultar um médico. Apenas ele poderá avaliar sua pele e indicar os melhores tratamentos para o seu caso, podendo até mesmo recomendar a combinação entre procedimentos para tratar não só as rugas do sono, mas também outros sinais da idade, como linhas de expressão, manchas e flacidez.”

Fonte: Dra. Beatriz Lassance - Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto