Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ABCDT diverge dos Conselhos de Enfermagem e Farmácia sobre ampliação de profissionais nas clínicas de diálise

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ABCDT
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Medida inviabiliza a atuação das clínicas que prestam serviços para o SUS. Qualidade do atendimento já é garantida por portaria do Ministério da Saúde

A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) se posiciona contrária às recentes resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF), para aumentar a proporção de farmacêuticos, enfermeiros e técnicos por sessão nas clínicas que prestam serviços de terapia renal substitutiva para o Sistema Único de Saúde (SUS). A Associação orienta as clínicas a manterem o quadro de funcionários, além das rotinas de exames e atendimento.

Na visão da ABCDT, que luta por condições justas para pacientes renais, as propostas dos Conselhos não consideram contextos regionais, como a carência de profissionais especializados em diversos municípios, além de inviabilizarem a atuação das clínicas, agravando ainda mais a situação de assistência aos 123 mil pacientes que sofrem de doença renal crônica no Brasil. As entidades sugerem que a ampliação de profissionais aumentaria a qualidade do tratamento e reduziria riscos à segurança.

No entanto, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) discorda do posicionamento e defende que cada clínica tenha a liberdade para dimensionar sua equipe dentro da realidade local: “As proporções de enfermeiros e outros profissionais podem variar conforme o grau de necessidade de cuidado dos pacientes, parâmetro que pode ser medido de acordo com o histórico do serviço, ou conforme o avanço tecnológico. O objetivo é atender todos os pacientes, sem distinção e fazendo o melhor”.

O presidente da ABCDT, Yussif Ali Mere Junior, explica que o corporativismo dos Conselhos se sobrepõe à real necessidade dos pacientes. “É fato que as clínicas de hemodiálise convivem sob condições de crise histórica. Mas mais do que uma questão financeira, não existe demanda para esses profissionais excedentes, muito menos a necessidade de mantê-los em atividades gerenciais, como indicam os Conselhos”.

A segurança dos pacientes com doença renal crônica é garantida pela RDC 11/2014 e pela Portaria nº 1.675/2018, do Ministério da Saúde, que regulamentam o funcionamento dos serviços de diálise e normas para cadastramento destes junto ao SUS. As clínicas de hemodiálise somente são credenciadas se atuarem conforme tais normas, constantemente revisadas pela ANVISA.

Yussif alerta autoridades e a sociedade quanto às crescentes dificuldades de acesso ao tratamento essencial à vida destes pacientes: “Nossa maior preocupação está ligada à menor oferta de tratamento à população. Esses pacientes dependem única e exclusivamente das sessões de hemodiálise para sobreviverem e quanto mais oneroso for para a clínica, menos vagas elas terão condições de ofertar”.

Sobre a ABCDT

A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) é uma entidade de classe que representa as clínicas de diálise de todo o país. Tem como objetivo zelar pelos direitos e interesses de seus associados, representando-os junto aos órgãos públicos, como Ministério da Saúde, Senado Federal, Câmara Federal, Secretarias Estaduais e Municipais. Também defende os interesses individuais e coletivos as clínicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar