Brasil, 11 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mioma uterino afeta cinco em cada dez mulheres em idade reprodutiva

Mioma uterino afeta cinco em cada dez mulheres em idade reprodutiva

No mês dedicado à saúde da mulher, especialista sugere tratamento minimamente invasivo que preserva o útero

Doença pode causar sangramentos intensos, além de dores pélvicas e durante a relação sexual.

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. A data, celebrada anualmente, tem como objetivo proporcionar maior acesso das mulheres aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença, responsável por quase um em cada quatro óbitos por câncer em todo o mundo.

Mas, apesar do mês ser dedicado à saúde das mamas, a data também é uma excelente oportunidade para as mulheres realizarem um check-up anual, a fim de detectarem outras doenças. Entre elas, o mioma uterino.

Os miomas são tumores/nódulos benignos, de origem do tecido muscular, e que costumam aparecer em cerca de 50% das mulheres em idade reprodutiva (30 a 50 anos).

Em algumas mulheres, a doença apresenta sintomas como sangramento intenso e aumento do período menstrual, dor abdominal, pressão pélvica, além de vontade de urinar com frequência e desconforto durante a relação sexual. Em outras, no entanto, sua identificação só ocorre durante exames de rotina, como ultrassons pélvicos e de abdômen.

Os miomas uterinos podem aparecer em diversas regiões do útero e também em tamanhos variados. Há, hoje, diversas opções de tratamento. Uma delas, considerada minimamente invasiva, é a embolização do tumor. Neste método, navega-se com um cateter, por meio da punção de uma artéria periférica, até a artéria uterina, que nutre tanto o útero quanto os miomas.

O procedimento, além de aliviar os sintomas, impede o fluxo de sangue que nutre os tumores. Com isso, os nódulos acabam secando e reduzindo seu volume em até 50%, conforme explica o médico Renato de Souza Astolfi, diretor e coordenador da área de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular do Instituto Santista de Hemodinâmica.

"Na embolização, o tumor não é retirado, como ocorre na cirurgia convencional. Ele é um tratamento alternativo, onde o tumor é secado, cortando sua irrigação. Com isso, reduzimos os sintomas, o desconforto da paciente e diminuímos o volume do útero de forma geral".

O método também é uma excelente alternativa para mulheres que veem o sonho da gravidez ameaçado, já que os miomas uterinos também estão associados a quadros de infertilidade. "Ele é minimamente invasivo e preserva o útero, que em muitos casos é completamente retirado em uma cirurgia ginecológica", completa o especialista.

Os únicos casos em que o procedimento não é indicado são os de doença maligna, gestação e infecção ativa. Após a embolização do mioma, a paciente pode apresentar além de dor, febre baixa, náuseas e corrimento vaginal. Porém, em um curto prazo, retorna as atividades habituais.

SOBRE O ISH

Fundado em 2008 por um grupo de médicos, o Instituto Santista de Hemodinâmica nasceu com o objetivo de oferecer à população de Santos e região um atendimento qualificado, digno e mais humano no setor de saúde.

Em sua trajetória, o ISH realizou mais de 4 mil atendimentos nas áreas de cardiologia intervencionista, estimulação cardíaca artificial, cirurgia endovascular e neurorradiologia intervencionista.

Situada no interior do hospital São Lucas, o Instituto Santista de Hemodinâmica é um dos mais modernos laboratórios de hemodinâmica do país, em que são realizados procedimentos de cateterismo e angioplastia coronária, além de outras intervenções endovasculares, sejam no território cardíaco ou extra cardíaco quando necessários.

Uma equipe multidisciplinar bem estruturada garante um atendimento rápido e eficaz, com resultados altamente efetivos nos tratamentos de infarto agudo do miocárdio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS