Logo
Imprimir esta página

Menopausa sob ótica existencial

Você, que é mulher, já sentiu que a vida não tem sentido algum, principalmente se chegou na faixa dos 40 anos, com a proximidade da menopausa e, muitas vezes, com uma existência afetiva e emocional bem distante daquilo que esperava? Pensou em largar tudo e recomeçar a vida, mas fica indecisa perante as âncoras que te prendem ao passado?

Veja então o filme “Pause”, da cipriota Tonia Mishiali. A protagonista Elpida (Esperança, em português), vivida com surpreendentes mudanças de tom dramático pela atriz Stella Fyrogeni, está na situação que ninguém gostaria de vivenciar. O marido mal a olha, a sua filha e neta moram distantes e parece haver poucas possibilidades daquela realidade se alterar.

Uma escapatória são as aulas de pintura, nas quais Elpida não demonstra nenhum talento especial. Isso, porém, não a impede de viver um cotidiano em que começa a olhar para o mundo e a fantasiar situações com as pessoas ao seu redor, desde o bruto marido ao sexy pintor de paredes do prédio.

Aquilo que é e o que gostaria de ser começam a se confundir de maneira progressiva na mente da protagonista. A liberdade só pode ocorrer com a saída de casa ou com a morte do companheiro opressor. E todos esses caminhos têm ônus e bônus, ações e reações. A cena final aponta para uma alternativa, mas também traz dúvidas. Nada é tão simples perante as consequências físicas e emocionais do envelhecimento para uma mulher em numa sociedade machista e preconceituosa.

Ideal para refletir sobre o posicionamento da mulher atual. O filme mostra como as questões existenciais envolvendo a mulher contemporânea, como o machismo, a opressão, o sexo sem amor e o sem sentido da vida, e as resoluções cotidianas, como pintar o cabelo, divertir-se e simplesmente, aquilo que é mais difícil, ser feliz, caminham lado a lado com o passar do tempo.

Nesse contexto social e individual, “Pasue”, filmaço denso e amedrontador, demanda coragem do espectador da primeira até a última cena. O coração acelera e o corpo se incomoda, pois o dilema de sobreviver da protagonista esbarra no viver de cada um de maneira diferente, mas sempre com profundidade e com a esperançosa percepção de que algo pode ser feito a cada instante para mudar o panorama apresentado.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto