Logo
Imprimir esta página

Como Os Ácaros Provocam Doenças Respiratórias

Ácaros são animais minúsculos que alimentam-se, por exemplo, de células mortas de pele humana e de animais, como cães, gatos, furões, aves, etc.

Seu excremento e o próprio corpo morto (esqueleto) pode ser elemento desencadeante de processos alérgicos. Geralmente, em suspensão, dispersos pelo ar fazem parte da poeira domiciliar. Por si só, apresentam alto grau de nocividade ao ser humano e mesmo aos espécimes animais. Juntamente com outros elementos, microrganismos, compõe um exército do mal. Deflagram não só processos alérgicos como podem também inferir afecções ao sistema respiratório. Em outras palavras, além das alergias podem acabar levando a processos infecciosos.

Onde o ácaro pode ser encontrado?

Nos colchões, nos tapetes, travesseiros, roupas de cama, toalhas, ursos de pelúcia, almofadas e sofás são apenas alguns exemplos. A lista é grande. Por isso, é necessário o processo de limpeza (higienização), indiferente de qual seja o ambiente. A que se considerar principalmente o ambiente doméstico, haja visto que podem estar ali tanto crianças quanto idosos, os mais vulneráveis à ação do ácaro. Na verdade, ninguém está livre. Não só o pó, como toda e qualquer partícula dispersa pelo ar deve ser motivo de preocupação e zelo quando o assunto é ácaro. Essencial à vida do ácaro, a umidade alta, acima de 60% favorece, e muito para sua proliferação. Completando a sua saga, uma temperatura acima de 20°C também o estimula.

Tipos de ácaros mais comuns

- Ácaro siro e Tyrophagus putrescentiae – presentes em produtos armazenados: cereais, legumes, sementes, rações, etc. Causam alergia, basta ter contato ou inalar.

- Blomia Tropicalis “Oshima” – comum no pó de casa. Característico de regiões tropicais ou subtropicais . Responsável por rinites, asma, bronquite e até dermatite atópica.

- Glycyphagus domesticus – vive em armazéns de grãos e alimentos.

- Dermatophagoides farinae, pteronyssinus, euroglyphus maynei e lepidoglyphus destructor - comum dentro de nossas casas, nos carpetes, tapetes, colchões e travesseiros. É um dos principais causadores de asma e dermatites.

- Sarcopets scabiei – ácaro da sarna. Responsáveis pela transmissão da sarna.

- Demodex folliculorum e demodex brevis – ácaros que residem próximos de folículos de mamíferos. Ocasiona doenças de pele.

- Cnemidocoptes ssp, dermanyssus, sternostoma. Parasitas que podem afetar os pássaros. Canários e periquitos domésticos são os que mais sofrem.

Doenças causadas por ácaros

Dispersos por todas as localidades, são causadores de doenças como rinite, asma alérgica, dermatite atópica, conjuntivite, blefarite e escabiose. Não é de todo impossível conviver com ácaros, todavia há um limite, principalmente tratando-se de pessoa alérgica.

Os excrementos dos ácaros ficam em suspensão no ar e quando inalados, esses agentes alérgenos entram em contato com o nosso sistema de defesa que libera uma substância chamada de histamina. Ela desencadeia todos os sintomas de alergia, como coceira, espirros e até fechamento dos brônquios.

De forma literal, todas as doenças respiratórias em algum momento tem algum ponto convergente.

A rinite alérgica, por exemplo, nada mais é que um sinal do organismo de que as “coisas não vão bem”. Seja qual for a circunstância, o médico é sempre o profissional mais indicado para esclarecer dúvidas e aplicar conhecimento científico. Rinite, em geral, atinge as mucosas que revestem as cavidades do crânio. Se inflamada, a mucosa incha, o nariz entope e produz coriza, afora espirros e outros desconfortos.

Já a asma atinge os brônquios, que, contraídos, dificultam a passagem do ar no seu tratamento. Usam-se broncodilatadores (que podem ser na forma de bombinhas) e anti-inflamatórios. O problema com relação a asma, é que ela pode ser traiçoeira e levar a óbito, como se viu há bem pouco tempo, no caso da Fernanda Young. Desta forma, requer um cuidado maior em todos os sentidos, desde a prevenção até a fase de ingestão de medicamentos, sempre com a assistência de um profissional de saúde.

Bronquite, como diz o nome, refere-se aos brônquios, tubos que conduzem o ar da traqueia até os alvéolos. Ficam normalmente contraídos e com muita secreção.

Também tem a sinusite, que atinge os seios da face (cavidades ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos). Quando inflamadas, essas cavidades acumulam secreções, entopem e dão dor de cabeça, febre e coriza espessa, dentre outros. Descongestionantes e anti inflamatórios são indicados. E, nos casos mais graves, antibióticos são necessários, mas o melhor sempre é consultar o médico.

Como eliminar ácaros?

Definitivamente o Desidrat é uma solução poderosa na sua luta contra o ácaro e também contra outros microrganismos, como bolor e mofo. O Desidrat, equipamento eficaz da Thermomatic, foi desenvolvido com a mais refinada tecnologia, reunindo num único equipamento design moderno e um ar de qualidade.

O Desidrat controla a umidade do ar, mantendo-a entre 50% e 60%, como recomendado pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Esse percentual nos fornece condições saudáveis, mas não são suficientes às vidas dos microrganismos. Além disso, também retém até 90% das partículas em suspensão por meio de sua cortina úmida na parte interna do equipamento, onde a sujeira se nota visível no filtro apenas depois de alguns dias.

Para escolher o modelo ideal, é necessário levar em consideração a metragem cúbica do ambiente (largura x comprimento x altura), quantidade de pessoas, carga úmida (materiais que retém ou gerem umidade) e também quantidade de portas e janelas.

Para saber mais como acabar com os ácaros, acesse: https://www.thermomatic.com.br/fique-por-dentro/como-eliminar-os-acaros.html


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto