Case da McCann Health Brazil para a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é premiado no Effie Latin America 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Sales
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

O trabalho Dados do Coração atrelou o uso de dados e criatividade para reconduzir à instituição pacientes cardiopatas que estavam negligenciando a própria saúde

Como abordar pacientes cardiopatas para mostrar outras portas de entrada de uma instituição de saúde, contribuindo para uma maior adesão ao cuidado com a própria saúde? Essa foi a pergunta que norteou o trabalho da McCann Health Brazil para a BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos mais importantes polos de saúde do País, depois de ter sido identificado um número expressivo de pacientes com algum comprometimento cardiovascular diagnosticado no ambulatório, pronto-socorro ou nas demais portas de entrada da instituição. Em uma ação que uniu uso de dados e criatividade, chegou-se ao Dados do Coração, trabalho que acaba de ser premiado com Bronze no Effie Latin America 2019, na categoria Programática.

A ideia foi desenvolvida em um trabalho que integrou dados fornecidos pela própria instituição a uma abordagem humanizada, criando clusters para falar diretamente com determinados grupos de pacientes que poderiam continuar com o cuidado de forma integral dentro da instituição. Junto com a BP, a McCann Health Brazil usou data science para cruzar resultados de exames, pessoas com cardiopatias de nível moderado a grave e aplicar, a partir de esforços de mídia programática, uma estratégia de comunicação digital e segmentada.

A entrega dos conteúdos personalizados ocorreu por meio da leitura dos hábitos de interação de cada paciente com a campanha. "Procuramos mostrar a preocupação que temos em atendê-los, a qualidade do nosso corpo clínico e dos demais profissionais de saúde, dos equipamentos de última geração e do amplo quadro de serviços, além de alertá-los para a importância do tratamento e do cuidado integral com a própria saúde", explica Roberta Dovtartas Landucci, gerente-executiva de Marketing da BP.

“Este é o resultado de um trabalho integrado que a McCann Health Brazil se propõe a fazer, sempre em parceria com os nossos clientes, tendo como objetivo impactar favoravelmente o negócio, que por sua vez impacta favoravelmente a vida das pessoas”, destaca Saturnino Izquierdo, vice-presidente executivo da McCann Health LATAM. "Hoje, usamos os dados intensamente em nossos trabalhos", comenta João Consorte, CEO da McCann Health Brazil, que se diz muito feliz com a conquista. "O trabalho resultou em mais de 60% dos pacientes impactados, retornando para marcar consultas na BP e seguir com o acompanhamento de suas condições de saúde", comenta ele. "O reconhecimento por uma premiação como o Effie, que mede eficiência de fato, é realmente uma grande satisfação, ainda mais porque em um trabalho como esse resultado se traduz em salvar vidas”, conclui Fernanda Galvão, CSO da McCann Health Brazil.