Brasil, 6 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Além do diagnóstico precoce, Novembro Azul incentiva a quebra de preconceitos sobre o exame de próstata

Docente da Faculdade Santa Marcelina destaca a participação da campanha também no desenvolvimento de projetos voltados para a saúde do homem

De outubro para novembro e do rosa ao azul, ao longo destes dois meses, o câncer esteve em pauta no cenário da Saúde. Não por acaso, o câncer de (mama e da próstata) contam com altos índices da população, além de possuírem projeções cada vez maiores para os próximos anos. A conscientização e a prevenção são os dois pontos destacados pelas campanhas, mas, em especial, no Novembro Azul, as ações buscam ainda combater outro fator: o preconceito em relação à realização do exame de próstata.

Iniciada há 16 anos, a ação realizada neste mês mobiliza mais de 17 países. “Essa campanha não somente trouxe a real importância sobre o câncer de próstata na saúde dos homens, mas uma iniciativa na quebra do preconceito da sociedade por meio da conscientização e da informação, como ainda reforçou o apoio a projetos de pesquisas sobre a saúde do homem”, ressalta o coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia da Faculdade Santa Marcelina, Prof. Dr. Ibevan Arruda Nogueira.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2018, a doença manifestada na próstata foi a mais comum entre os homens, apresentando 68.000 casos. O órgão federal ainda indica que 90% dos casos tem cura, quando diagnosticados precocemente.

Neste cenário, a descoberta da doença no início é fundamental para um tratamento eficaz e sem grandes efeitos colaterais à saúde e ao bem-estar do paciente. A visita regular ao especialista faz parte desse cuidado e deve ocorrer sem preocupação, medo e principalmente sem qualquer tipo de preconceito.

“A melhor maneira para evitar a doença chama-se conscientização, com campanhas de esclarecimento mostrando a importância dos exames de rotina, da avaliação regular com o urologista e ainda com diagnósticos precoces mais avançados. O homem inteligente e preocupado com a sua saúde desconsidera todos os preconceitos e foca em seu bem mais valioso: “a vida”, pontua o professor.

Nogueira explica que o primeiro exame para uma avaliação de rotina, o PSA (Antígeno Prostático Específico), ocorre a partir da coleta de sangue para análise laboratorial, recomendado de acordo com o histórico familiar, a partir dos 50 anos de idade. “Há tumores que podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e pode levar à morte. No Brasil, a cada 10 homens com o diagnóstico de câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos, sendo considerado o ‘câncer da terceira idade’”.

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Tecnologia em Radiologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS