Brasil,

Brasil caiu sete posições no ranking mundial de pesquisas clínicas nos últimos dez anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Edelman
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica destaca a importância dos incentivos e melhorias para os estudos científicos no país

Existem dois tipos principais de pesquisas na área da saúde: a básica, realizada dentro da academia, e a clínica, feita normalmente com apoio do setor privado, principalmente da indústria farmacêutica. O Brasil enfrenta obstáculos nas duas modalidades. No campo da pesquisa acadêmica, o problema está nos cortes de recursos, já para os ensaios clínicos, o gargalo consiste no excesso de burocracia. Considerando o envelhecimento da população brasileira e as estimativas de mais de 580 mil novos casos de câncer por ano no país, especialistas consideram a questão crucial para os avanços no tratamento desses pacientes.

"As pesquisas podem promover aprimoramento de terapias já existentes, garantindo mais qualidade de vida para pacientes ao reduzir reações adversas ou facilitar a adesão ao tratamento. Além disso, implicam em descobertas inovadoras, que podem significar a cura ou o controle de doenças graves, como o câncer", aponta Dra. Andreia Melo, oncologista da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Os últimos avanços mais inovadores na área da oncologia só foram possíveis devido a esses estudos. Porém, infelizmente, nosso país está na 24ª posição no ranking mundial de pesquisa clínica, com apenas 2,1% dos estudos do mundo, o que representa uma queda de sete posições nos últimos dez anos. Com o melhor aproveitamento de seu potencial, o Brasil poderia saltar para a 10ª colocação, atraindo um investimento estimado de R$ 2 bilhões, com efeitos na economia ainda maiores, em torno de R$5 bilhões.

Segundo Dra. Andreia, a maior dificuldade quando falamos de ensaios clínicos é a demora dos processos. "Comparado a outros países, o Brasil tem um tempo de aprovação muito longo, que leva em média um ano. Nos EUA, por exemplo, costuma demorar no máximo seis meses para um estudo ser aprovado. Isso prejudica muito a inclusão de pacientes brasileiros em grandes ensaios clínicos internacionais".

Apesar das adversidades, o Brasil tem diversas vantagens que podem beneficiar a realização de estudos clínicos, como sua relevância demográfica e econômica, a diversidade étnica e o custo competitivo comparado a outros países. "Temos potencial para ser um país protagonista nessa área. Economicamente é muito interessante realizar estudos aqui, pois é muito mais barato do que na maioria dos países, além de termos uma população heterogênea, com enorme gama de genótipos, um fator crítico para alguns tipos específicos de estudos e de alta relevância para a pesquisa clínica", defende a Dra. Andreia.

No âmbito acadêmico, as preocupações são especialmente relacionadas a falta de recursos, pois este ano anunciaram diversos cortes em bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Dra. Andreia lamenta que essas limitações financeiras fazem com que o Brasil perca as melhores mentes para outros países do mundo, pois os pesquisadores que têm a oportunidade, acabam indo estudar fora do país.

Quando a pesquisa básica em oncologia é afetada, fica muito mais difícil que um novo biomarcador seja descoberto no país, por exemplo, o que nos colocaria em uma importante posição científica internacionalmente. Ao promover melhorias na área das pesquisas, também há o benefício de gerar empregos altamente qualificados, conhecimento, investimentos em infraestrutura e ambientes favoráveis à formação de cientistas.

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica defende a valorização das pesquisas para garantir ou devolver a qualidade de vida aos pacientes. Nosso país tem muito potencial na área e, com algumas melhorias, como mais agilidade na aprovação dos pedidos de estudos clínicos, que nos aproximem dos padrões dos países desenvolvidos, é possível elevar a nossa posição no ranking mundial, posicionando o Brasil como um importante difusor de conhecimento científico.

SOBRE A SBOC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA CLÍNICA

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) é a entidade nacional que representa mais de 1,6 mil especialistas em oncologia clínica distribuídos pelos 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal. Fundada em 1981, a SBOC tem como objetivo fortalecer a prática médica da Oncologia Clínica no Brasil, de modo a contribuir afirmativamente para a saúde da população brasileira. Desde novembro de 2017, é presidida pelo médico oncologista Sergio D. Simon, eleito para o biênio 2017/2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar