Logo
Imprimir esta página

3 atitudes simples que podem melhorar a qualidade de vida dos idosos

Divulgação Divulgação

Manter uma dieta balanceada é crucial para a maior longevidade

Cada fase da vida merece atenção e cuidados específicos, principalmente a famosa “melhor idade”. Nesse momento, a cautela precisa ser redobrada, uma vez que o processo de envelhecimento demanda mais cuidados por parte dos idosos e de seus familiares.

A pós doutoranda em nutrição pelo Hospital Israelita Albert Einstein e parceira do Comitê Umami, Ilana Elman Grinberg, ressalta que, nesta fase, é natural ocorrerem limitações no desejo de se alimentar. “Isso acontece devido a diversos fatores como redução da função mastigatória, alterações na percepção do paladar e no fluxo salivar, além do comprometimento dos dentes ou próteses dentárias, o que pode acarretar no desequilibro da alimentação”, explica.

De acordo com Ilana, deve-se observar a consistência das preparações para que seja possível uma ingestão alimentar adequada. Os idosos ou seus familiares devem estar atentos ao consumo adequado dos grupos alimentares para evitar um estado de desnutrição.

Investir em uma alimentação saudável não só proporcionará melhorias no organismo, mas também influenciará na qualidade de vida e longevidade do idoso. Pensando nisso, Ilana separou três dicas de cuidados na terceira idade. Confira:

Beber bastante água

Uma das características do envelhecimento é a diminuição da sensibilidade à sede, o que pode acarretar em desidratação. Como os idosos podem não sentir sede, a especialista afirma que, para evitar esse problema, é necessário haver oferta durante o dia. “A recomendação de ingestão de dois litros diários se faz presente, caso não haja restrição hídrica, o que pode ocorrer devido a problemas cardiológicos ou de função renal”, explica.

Manter uma dieta nutritiva

Promover uma alimentação balanceada fará com que o organismo responda positivamente, aumentando a qualidade de vida. “Alimentos nutritivos e ricos em proteínas e minerais devem estar presentes na alimentação. Carnes, peixes, tomate e queijo, por exemplo, são ricos em glutamato, substância que faz com que seja possível sentir o umami, quinto gosto básico do paladar humano”, comenta.

A especialista complementa que tais alimentos ajudam em uma aceitação maior por parte dos idosos, uma vez que apresentam características que realçam o sabor das preparações e aumentam a salivação.

Estar atento à escolha do ambiente

A escolha do local para realizar as refeições faz toda a diferença. “Muitas vezes, os idosos se sentem sozinhos na hora de preparar e consumir as refeições. A presença de um familiar ou amigo pode ser muito benéfica. Um ambiente alegre e bem iluminado também pode melhorar a ingestão e o prazer de se alimentar”, finaliza a especialista.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto