Brasil, 14 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Câncer de testículo é mais comum em homens em idade reprodutiva

Doença apresenta 99% de chance de cura quando diagnosticada precocemente

O câncer de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens brasileiros. O problema aparece quando as células do órgão se multiplicam descontroladamente, o que compromete a sua função normal.

A boa notícia é que este tipo de câncer possui baixo índice de mortalidade e é facilmente curado quando diagnosticado precocemente, apresentando 99% de chance de cura. “O diagnóstico pode ser feito com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos”, afirma Tiago Kenji, diretor técnico do Instituto de Oncologia Santa Paula - IOSP. A incidência do problema é maior em homens em idade reprodutiva, entre 15 e 50 anos. “Precisamos ficar atentos, pois nesta faixa etária o problema pode ser confundido com outras enfermidades ou até mesmo mascarado”, ressalta o especialista.

O sintoma mais comum da doença é o surgimento de um nódulo duro do tamanho de uma ervilha e, geralmente, indolor. Crescimento ou dor na mama, puberdade precoce, dor na parte inferior das costas, dor abdominal, falta de ar, dor de cabeça e confusão também podem ser sintomas do câncer de testículo. “Não há indicação para o autoexame periódico, mas os homens precisam conhecer seu corpo e prestar atenção em sinais como alteração do tamanho dos testículos e se há endurecimento, sensibilidade nos mamilos e sangue na urina”, ressalta Kenji.

O diagnóstico é feito por exame de ultrassonografia da bolsa escrotal. Exames de dosagem de marcadores tumorais no sangue, como gonadotrofina coriônica humana beta (beta-HCG), alfafetoproteína e desidrogenase lática (DHL) também contribuem para o diagnóstico. De acordo com médico, o tratamento inicial indicado sempre é o cirúrgico e o testículo pode ser extraído total ou parcialmente. “Após essa fase inicial, o tratamento pode ser radioterápico, quimioterápico ou apenas de controle clínico mesmo. Vale ressaltar que, caso o outro testículo esteja saudável, a cirurgia e o tratamento não comprometem a função sexual ou reprodutiva”, finaliza Kenji.

Histórico familiar, lesões e traumas no local, desenvolvimento anormal dos testículos, exposição constante a agrotóxicos e criptoquirdia (quando um ou os dois testículos não descem para a bolsa escrotal) são alguns dos fatores de risco para o surgimento do câncer de testículo.

Sobre o Hospital Santa Paula 

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. Com uma área de 19 mil m², dividida em três edifícios, atua em mais de 30 especialidades, com destaque para cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia. O Hospital Santa Paula conta com mais de 1,2 mil colaboradores e um corpo clínico aberto com 1,5 mil médicos. Possui 199 leitos, sendo 59 deles destinados especificamente à terapia intensiva. Além disso, dispõe de centro cirúrgico com nove salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento. Em 2012 conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint Commission International para tratamento de AVC. Em 2018, obteve o Selo Pleno do Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Neste ano, recebeu a Certificação Internacional da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 (grau máximo), uma das associações internacionais de maior prestígio mundial no setor de saúde. A instituição foi a primeira de São Paulo a conquistar o nível máximo da EMRAM - Electronic Medical Record Adoption Model -, se consolidando como hospital totalmente digital (paperless).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS