Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Óculos com biossensor medem níveis de álcool e glicose pelas lágrimas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jornal da USP
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nova tecnologia foi desenvolvida na Universidade da Califórnia (EUA) com participação de pesquisadores da USP

Pesquisa de doutorado realizada na Universidade da Califórnia – San Diego (UCSD-EUA) e no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP resultou na criação de óculos com biossensor acoplado para medir os níveis de glicose, álcool e vitaminas presentes no sangue, por meio do fluido lacrimal. A parte brasileira da pesquisa teve a participação de Lais Canniatti Brazaca, que entre 2017 e 2018 realizava seu doutorado sob a orientação do professor Joseph Wang, do Laboratório de Nanobioeletrônica da UCSD, nos EUA.

“O dispositivo tem possibilidades amplas e pode analisar diversos analitos (substâncias que serão analisadas) contidos no fluido lacrimal”, explicou Lais em entrevista à Assessoria de Comunicação do IFSC. Porém, o foco da pesquisa era a detecção de glicemia, níveis de álcool e de alguns tipos de vitaminas. Segundo a pesquisadora, o uso da lágrima para detectar patologias é interessante pela facilidade de coleta e por se tratar de um método menos invasivo.

Lais explica como funciona a nova tecnologia: na frente dos óculos, no canto de uma das lentes, foi instalado um sensor contendo um pequeno canal com eletrodos para capturar a lágrima e fazer análise das substâncias. Em seguida, os resultados são enviados a um dispositivo acoplado a uma das hastes dos óculos que, por sua vez, transmite em tempo real as informações capturadas pelo sensor para um computador ou celular.

A pesquisa também teve a participação de outros cientistas, incluindo brasileiros. Inicialmente, Lais foi para a Universidade da Califórnia com a intenção de melhorar um dispositivo que ela vinha desenvolvendo na USP para diagnóstico de Alzheimer, mas acabou se envolvendo no projeto da lágrima do laboratório do professor Wang. Antes, a pesquisadora estudava biossensores para diagnóstico médico no Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do IFSC, sob a coordenação do professor Waltencir Zucolotto.

A primeira autora do artigo Eyeglasses-based tear biosensing system: Non-invasive detection of alcohol, vitamins and glucose, publicado na revista Biosensors and Bioelectronics, é Juliane Sempionatto, atualmente na Universidade da Califórnia, que foi aluna de graduação no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar