Brasil, 19 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Curso prepara profissionais para atuarem em desastres

A capacitação de profissionais na área de saúde mental vai possibilitar uma atuação estratégica nos casos que precisem de ações do SUS pós-desastres

Profissionais de todo o país das áreas da saúde, assistência social e defesa civil participam de curso para treinamento das ações focadas na saúde mental em casos de desastres, como o que ocorreu em Brumadinho (MG) e Mariana (MG), por exemplo. O curso Internacional de Atualização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres está sendo ofertado pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, a pedido do Ministério da Saúde.

A capacitação desses profissionais vai possibilitar uma atuação estratégica em saúde mental nos casos que necessitem de uma ação do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, a rede de assistência à população estará ainda mais preparada para lidar com aumento de casos de depressão, ansiedade e até tentativas de suicídio, comuns após um evento de grande impacto, como epidemias, enchentes, desmoronamentos, entre outros.

O curso teve início nesta segunda-feira (4/11) e conta com a participação de 70 alunos de áreas importantes para a qualificação do SUS. Serão 10 aulas compostas por temas estabelecidos nos protocolos e diretrizes internacionais de saúde mental e atenção psicossocial em desastres. Cada vez mais os desastres têm gerado necessidades inusitadas para a assistência à saúde. O tema hoje desafia a organização da rede em articulação com os demais setores, visto que pressupõe até cinco etapas fundamentais: prevenção, mitigação (diminuir a intensidade), preparação, resposta e recuperação.

Nas cinco etapas, a organização de ações e serviços de apoio psicossocial é fundamental. Para estas situações, a organização da Rede de Atenção Psicossocial existente no país necessita de ampliação e, por isso, buscam-se novas estratégias que possibilitem abordagens diferenciadas para que a população afetada por estas situações seja acolhida pelo SUS.

O conceito de Primeiros Cuidados Psicológicos (PCP) é bastante difundido na literatura internacional. Neste sentido, o país busca conhecer mais as experiências, os conceitos e conhecimentos já desenvolvidos para que o SUS possa se qualificar nesta linha de atuação, podendo servir para apoio aos estados e municípios no desenvolvimento das cinco etapas da gestão integral de risco e desastre.

Em alguns casos, os serviços de saúde locais de atendimento são insuficientes e inadequados para a demanda emergencial e os serviços. As equipes precisam se readequar para novas demandas visando construir uma abordagem de cuidado integral que considere as diferentes necessidades de atenção da população afetada.

O curso acontece até a próxima sexta-feira (8/11) e terá transmissão online. Os vídeos serão editados para que possam ser transformados em módulos Educação à Distância (EAD).



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS