Brasil, 14 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cuidados no outubro rosa: 7 mudanças no corpo que exigem uma mamografia

Cuidados no outubro rosa: 7 mudanças no corpo que exigem uma mamografia

A oncologista Emanuella Poyer, do Centro de Oncologia do Paraná, explica alterações que exigem atenção, formas de prevenção e alerta: “em 2019 serão 59 mil novos casos no Brasil”

O grande consenso entre especialistas em oncologia é que toda forma precoce de detecção de um câncer aumenta as chances de cura. No caso do câncer de mama, durante o Outubro Rosa, o Centro de Oncologia do Paraná alerta para uma desinformação perigosa: o autoexame de toque não é suficiente para assegurar que se está livre da doença, que em 2019 totalizará 59 mil novos casos segundo estimativas da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC).

“O autoexame, recomendado a partir dos 20 anos de idade com periodicidade mensal, é uma alternativa para pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) e que necessitam esperar, às vezes, por meses por uma mamografia”, diz Emanuella. “No entanto, ele não tem 100% de eficácia e jamais deve substituir o exame clínico, que deve ser feito a cada 2 anos pelas mulheres que chegam aos 30 anos de idade. Há, sim, indícios a que todas as mulheres devem ficar atentas para agendar uma mamografia fora desse prazo, que garante 97% de acerto nos diagnósticos de câncer de mama”.

A palpação das mamas entre o 4º e 6º dia após o fim do fluxo menstrual é a essência do autoexame, explica Emanuella. Esse gesto deve ser realizado em frente ao espelho: a mulher deve observar se há deformação ou alteração no formato das mamas, abaulamentos ou retrações e feridas ao redor do mamilo. “Durante o banho ou deitada, é necessário tentar sentir a presença de caroços nas mamas, axilas e observar se há secreção nos mamilos”, alerta.

Nódulo ou caroço

“É um dos principais a indicar o sintoma de um câncer, mas nem sempre significa, já que infecções e cistos também geram nódulos”.

Secreção de líquido pelo mamilo

“O mamilo pode secretar sangue ou um líquido quando o câncer de mama está se instalando no organismo. No caso de odor forte, o sinal de alerta é ainda maior”.

Alteração do tamanho da mama

“O tumor do câncer pode deformar os tecidos mamários, o que faz a mama crescer, por conta de inchaço, ou mesmo diminuir, por retração de tecido”.

Vermelhidão

“A vermelhidão na pele ou na aréola da mama, ocasionalmente, pode representar alguma infecção ou inflamação, mas também consta como um sintoma do câncer de mama”.

Inchaço e nódulos nas axilas

“Caso parecido com a vermelhidão: pode ser apenas uma inflamação ou infecção, mas também é um indício do tumor. Consulte sempre um especialista, em qualquer alerta”.

Afundamento do mamilo

“A inversão do ângulo do mamilo pode representar o surgimento de um tumor atrás da aréola, em uma localização específica. Nesse caso, o afundamento ocorre por conta do tumor puxar internamente essa área do corpo”.

Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja.

“A alteração da textura da pele da mama, com uma semelhança de ‘casca de laranja’, é um dos principais sintomas do câncer inflamatório. Isso ocorre porque obstrui os vasos sanguíneos na região e, assim que observado, um médico deve ser procurado urgentemente”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS