Brasil,

Rinomodelação: preenchedor pode modificar nariz sem necessidade do bisturi ou preparar para cirurgia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Procedimento temporário, a rinomodelação é realizada por meio de aplicação de ácido hialurônico no nariz, a susbtância preenchedora mais segura e utilizada atualmente. Como o componente é biocompatível, ele é reabsorvido em até 18 meses, mas o procedimento pode servir como preparação para a cirurgia

A rinoplastia é um dos procedimentos mais realizados em Cirurgia Plástica. Isso por que o procedimento é indicado para corrigir questões como obstrução ou desvio de septo, além de correções estéticas relacionadas ao tamanho, formato e harmonia do nariz. Mas, recentemente surgiu a opção da Rinomodelação, uma técnica menos invasiva que usa preenchedores como o ácido hialurônico para modificar o nariz sem a necessidade de bisturi. “Como o nariz tem grande influência na harmonia da face, a técnica de rinomodelação tem sido muito realizada por aqueles que ainda não se decidiram pela cirurgia”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Departamento de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). “Com um resultado temporário, já que o ácido hialurônico é reabsorvido pelo organismo em até um ano e meio, o procedimento pode servir como preparação para o procedimento cirúrgico da rinoplastia”, acrescenta o médico.

De acordo com o Dr. Mário Farinazzo, por meio do tratamento, mesmo que de forma sutil, o paciente consegue ter uma prévia de como será o formato do nariz caso opte pela cirurgia plástica.

Como é feito o procedimento – Após uma análise da face, o cirurgião plástico identifica os locais que podem ser melhorados e como essas alterações afetarão o aspecto geral. “Em seguida, é aplicado um anestésico tópico para minimizar o incômodo. O ácido hialurônico é administrado com uma agulha nas regiões previamente definidas”, diz o médico. O procedimento dura em média uma hora e não há downtime, ou seja, o paciente pode retornar às atividades logo após o tratamento. “Alertamos apenas que fica limitada a prática de exercícios no dia”, diz o Dr. Mário. O paciente deve retornar ao consultório no sétimo dia após a rinomodelação, momento em que o médico avaliará a necessidade ou não de um ajuste na aplicação.

As regiões escolhidas para a aplicação dependem de cada caso, mas as mais frequentes são o dorso do nariz, para disfarçar a giba (“calombo no nariz”); a ponta, para melhorar a projeção; e as laterais, para corrigir assimetrias. “É importante salientar que na rinomodelação o cirurgião plástico fará as correções com base na estrutura facial do paciente, respeitando aspectos étnicos, para que o resultado tenha efeito natural”, diz o médico.

Mas o médico alerta que a técnica é mais indicada para pacientes com leves assimetrias e imperfeições no nariz. “O tratamento colabora para melhorar o aspecto da giba óssea (o rechaçado calombo) e pode ser usado, de forma comedida, para levantar a ponta do nariz. Entretanto, é necessário muito cuidado ao levantar a ponta do nariz com ácido hialurônico para não evidenciar muito a columela, que é a divisão entre as narinas”, alerta. “Por isso, é fundamental que o procedimento seja feito por um médico que tenha expertise em estruturas faciais que também saiba lidar com a área que é repleta de estruturas nobres como nervos e vasos. É fundamental que o profissional tenha em seu consultório ou clínica a hialuronidase, enzima capaz de retirar o ácido hialurônico em caso de uma resposta indesejada no paciente”, completa o médico.

Apesar de bons resultados, a técnica é mais limitada, uma vez que não tem capacidade de correções na funcionalidade do nariz, além de seu efeito temporário. “No procedimento cirúrgico da rinoplastia, podemos associar a questão estética com a funcional, corrigindo problemas de dificuldade de respiração por conta de hipertrofia de cornetos ou desvio de septo”, diz o cirurgião plástico.

Por fim, o médico lembra que a consulta com o cirurgião plástico é fundamental para esclarecer as dúvidas sobre o procedimento e verificar a indicação dessa ou de outras técnicas.

MÁRIO FARINAZZO: cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Departamento de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Foi coordenador da equipe de Cirurgia Plástica do Hospital Municipal Arthur Ribeiro de Saboya-SP até junho 2019 e opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar