Logo
Imprimir esta página

Ciclistas, triatletas, corredores e nadadores precisam redobrar cuidados para proteger a pele do sol

Ciclistas, triatletas, corredores e nadadores precisam redobrar cuidados para proteger a pele do sol

Dermatologista Dra. Kédima Nassif dá dicas para que as pessoas que praticam atividades ao ar livre possam se exercitar sem se preocupar com a ação dos raios solares, que podem causar desde queimaduras até câncer de pele.

A aplicação diária de fotoprotetor é um cuidado fundamental para qualquer pessoa, visto que é a maneira mais eficaz de se prevenir queimaduras solares, envelhecimento precoce e câncer de pele. Porém, de acordo com a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os cuidados relacionados à fotoproteção são ainda mais importantes para atletas e pessoas que praticam atividades ao ar livre. “Isso porque essas pessoas tendem a se expor mais à radiação ultravioleta e, na maioria das vezes, em horários inadequados, o que faz com que estejam mais sujeitas ao fotoenvelhecimento e ao câncer de pele”, explica a médica. Estudos inclusive mostram que ciclismo, triatlo e maratonas, atividades comumente praticadas ao ar livre, são esportes que podem aumentar o risco do desenvolvimento de tumores cutâneos.

Dessa forma, é importante que os entusiastas dos exercícios físicos ao ar livre tomem alguns cuidados com relação a exposição solar, sendo o principal deles, é claro, o uso diário de fotoprotetor, que deve ter FPS de, no mínimo, 30 e, pelo menos, 1/3 desse valor de PPD, protegendo assim tanto contra a radiação UVB quanto a UVA, respectivamente. “Além disso, é importante também que os fotoprotetores utilizado por atletas contenham ferro e óxido de zinco ou titânio em sua composição, que são substâncias responsáveis pela proteção física contra os raios do sol, e sejam à prova d’água, visto que o excesso de suor produzido durante o exercício pode fazer com que os fotoprotetores convencionais percam sua eficácia mais rapidamente”, recomenda a dermatologista. “Nos casos de esportes aquáticos, como é o caso do surfe e da natação, o ideal é que o filtro solar usado, além de também ser à prova d’água, seja no formato de pomada ou bastão, já que esses veículos tendem a ser mais resistentes à ação da água.”

Ainda com relação ao fotoprotetor, é essencial que o produto seja aplicado diariamente de 20 a 30 minutos antes da atividade física ao ar livre, pois o produto necessita desse período para começar a agir. E, de acordo com a especialista, o filtro solar deve ser aplicado mesmo em dias nublados, já que a radiação consegue atravessar as nuvens. Além disso, a reaplicação do fotoprotetor ao longo do dia também deve ser realizada, pois o produto, mesmo sendo à prova d’água ou resistente ao suor, perde sua eficácia quando não é reaplicado depois do contato com a água ou após a atividade física, devido ao suor. Então, para garantir uma boa proteção, o ideal é reaplicar o produto de duas em duas horas para manter sua eficácia. “E para ter certeza de que você está aplicando o produto corretamente e garantir sua máxima eficácia, vale a pena seguir a regra da colher de chá, ou seja, deve-se aplicar uma colher de chá do produto no rosto, uma colher de chá na face anterior e outra na face posterior dos braços e, nas demais áreas corporais, duas colheres de chá por região”, destaca.

Entretanto, existem outros cuidados além do uso do fotoprotetor que os atletas podem adotar para aumentar a fotoproteção da pele, como evitar praticar exercícios ao ar livre nos horários de maior índice de radiação solar, entre 9 e 16 horas. “Outra maneira de potencializar a proteção da pele contra o sol é através de barreiras físicas, como óculos de sol, que devem ter lentes com proteção UVB para evitar danos aos melanócitos oculares, e chapéus e roupas, que, preferencialmente, devem ser feitos de tecidos que contam com substâncias capazes de proteger contra os raios solares, principalmente contra a radiação UVB”, afirma a médica. “Roupas comuns até são capazes de proteger contra o sol, porém, em menor intensidade, pois permitem a passagem de parte dos raios ultravioletas pelas fibras dos tecidos.”

A inclusão do uso de fotoprotetores orais na rotina do atleta também é uma opção para potencializar a fotoproteção, já que essas substâncias, ao serem ingeridas, aumentam a resistência da pele ao sol, além de também possuírem efeito antioxidante, combatendo assim a ação dos radicais livres, principais causadores do envelhecimento da pele. “Porém, é importante ressaltar que nenhuma dessas medidas acima deve substituir o uso do fotoprotetor, devendo apenas complementar sua ação. Afinal, o produto ainda é a melhor maneira de proteger a pele contra os danos causados pela radiação solar”, finaliza a Dra. Kédima Nassif.

DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto