Brasil,

Formas farmacêuticas inovadoras facilitam adesão do paciente ao tratamento médico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro del Claro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Formas farmacêuticas inovadoras facilitam adesão do paciente ao tratamento médico

Rede de farmácias de manipulação Pharmapele disponibiliza as mais diferentes formas de se manipular medicamentos, incluindo desde chocolates até pastilhas sublinguais, que são escolhidas de modo personalizado para garantir o melhor aproveitamento possível do tratamento.

Para o controle e tratamento de uma doença, seja ela qual for, é fundamental que o paciente siga corretamente as orientações do médico. O problema é que, grande parte das vezes, isso não ocorre. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 60% dos pacientes com diabetes e 40% dos pacientes hipertensos seguem exatamente as prescrições realizadas pelo médico. É necessário então pensar em modos para aumentar esta adesão do tratamento pelos pacientes, o que pode ser feito através da manipulação dos medicamentos em formas mais aceitáveis para o paciente. “São inúmeras as vantagens de escolher um veículo diferenciado na hora de prescrever um tratamento. As diferentes formas de manipulação possibilitam que a escolha do veículo seja feita de forma personalizada, o que permite a prescrição do tratamento de acordo com a melhor aceitação de cada paciente, garantindo assim bem-estar e maior adesão ao tratamento”, afirma a nutricionista Juliana Oliveira.

E os veículos em que os medicamentos podem ser manipulados são os mais diversificados, podendo variar com relação a apresentação, sabor, facilidade e atratividade. A rede de farmácias de manipulação Pharmapele, por exemplo, oferta sempre o que há de mais inovador no mercado, contando em seu catálogo com formas farmacêuticas que vão desde as convencionais cápsulas e comprimidos até chocolates, gomas e géis comestíveis, sendo que todos são formulados seguindo rígidas normas de segurança, além de serem livres de lactose, glúten e corantes artificiais. “A escolha da forma farmacêutica é feita com base no perfil do paciente, na condição a ser tratada e no mecanismo de ação e composição do medicamento. Por exemplo, se o paciente sente dificuldade em engolir comprimidos convencionais o medicamento pode ser manipulado em forma de shot. Já pacientes com intolerância gástrica se beneficiam do uso de cápsulas com revestimento especial”, destaca a especialista. “É possível também utilizar as formas farmacêuticas para potencializar o tratamento. Dessa forma, podemos prescrever a manipulação de uma fórmula pré-treino em um chocolate para aproveitar os benefícios estimulantes do cacau. Ou então é possível reforçar a ação anti-aging de um ativo prescrevendo-o em uma goma do colágeno.” Abaixo você pode conferir todas as formas farmacêuticas disponibilizadas pela Pharmapele e quando são indicadas:

- Shot: o shot é uma forma farmacêutica líquida onde cada embalagem carrega uma dose única. “Sendo uma forma extremamente prática, por ser de fácil transporte, precisa na dose e muito estável, o shot é ideal para crianças, idosos, pacientes com dificuldade de deglutição e para formulações pré e pós-treino”, indica Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora técnica da Pharmapele. Além disso, o shot possui uma grande variedade de sabores, podendo ser tanto de sabor neutro quanto de sabores como uva, morango e frutas vermelhas.

- Sachê: o sachê é uma forma com grande volume de ingredientes que, após ser dissolvida em água, pode se transformar em sucos, shakes e sopas. “Por ser formulado de forma individualizada, o sachê é muito prático de ser utilizado e transportado, além de ser desenvolvido em uma base especial que possui diversos sabores e não conta com glúten, lactose, sacarose, caseína ou edulcorantes artificiais, podendo então ser utilizada para a formulação de aminoácidos, vitaminas, minerais e fitoterápicos”, afirma Luisa.

- Oral Film®: Indicado para crianças, idosos, animais e pacientes com dificuldade de deglutição e que passaram por cirurgia bariátrica, o Oral Film® é uma película ultrafina de uso oral que permite a administração dos medicamentos sem a necessidade de ingestão de água, mastigação ou deglutição. “Isso por que o Oral Film® é formulado com Pullulan®, um polissacarídeo natural de rápida desintegração e dissolução, sendo assim indicado para medicamentos de ação rápida”, destaca a farmacêutica.

- Goma: Produzidas à base de gelatina e colágeno em vários sabores, as gomas são agradáveis de mastigar e altamente eficiente em mascarar sabores desagradáveis de determinados ingredientes ativos.

- Chocolate: Adoçado com maltitol e stevia e livre de lactose, glúten e sacarose, sendo assim mais saudável do que os chocolates convencionais, esta forma farmacêutica é ideal para a formulação de vitaminas, minerais, fitoterápicos e probióticos, pois incorpora facilmente diversos ingredientes, mascarando sabores desagradáveis. “Além disso, o chocolate é rico em polifenóis, flavonoides e L-triptofano, substâncias que apresentam alta propriedade antioxidante, beneficiando assim o sistema cardiovascular e melhorando o humor e a atividade mental”, explica a especialista.

- Pastilhas sublinguais: As pastilhas sublinguais são formas farmacêuticas de fácil administração formuladas através da incorporação de substâncias em uma base livre de corante, açúcar e flavorizantes artificiais que dissolve em baixo da língua, liberando o medicamento de forma lenta e gradual, o que auxilia na entrada do ingrediente diretamente na corrente sanguínea.

- Gel comestível: “Disponível em diversos sabores, os géis comestíveis são ideais para atletas, pois fornecem, de forma rápida e prática, a quantidade necessária de carboidratos e nutrientes para minimizar a perda de glicogênio muscular durante a execução da atividade física, ajudando assim a melhorar a performance esportiva do atleta e a recuperação muscular após o treino”, finaliza Luisa Saldanha.

FONTE:
Juliana Oliveira: nutricionista esportiva, funcional e estética.

Pharmapele: A Pharmapele é uma rede de farmácias de manipulação, com 31 anos de experiência em medicamentos personalizados e cosméticos de tratamento. São 80 lojas presentes em todo o Brasil. A Pharmapele é metade ciência, metade beleza e bem-estar por inteiro. www.pharmapele.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar