Brasil,

Entenda os efeitos que as manchas de óleo no litoral do Nordeste podem causar na pele

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Maranhão
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Mancha de óleo em praias do Nordeste - Crédito: Adema/Governo de Sergipe Mancha de óleo em praias do Nordeste - Crédito: Adema/Governo de Sergipe

Vermelhidão, coceiras, dermatites e outras doenças são algumas consequências citadas pela dermatologista Renata Sitonio

Com o surgimento de manchas de óleo que se espalham pelas praias do Nordeste atingindo mais de 150 localidades em 61 munícipios de 9 estados diferentes, poluindo a água, areia, animais e todo o ecossistema, uma preocupação que surge é sobre os efeitos que as massas do óleo, extremamente tóxicas, podem causar na pele. A Dra. Renata Sitonio, membro efetivo da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e regional de São Paulo e membro da Academia Americana de Dermatologia, explica que o contato com o óleo pode provocar doenças na pele a curto e longo prazo, conforme o tempo de exposição. Os efeitos podem variar de acordo com a idade da pessoa: “Idosos e crianças têm tendência maior a sofrer os efeitos da contaminação, por causa da pele nessa fase da vida ser mais fina e, assim, uma facilidade maior para absorver os produtos químicos - e a exposição prolongada pode causar tonturas e enjoos”, relata Dra. Renata.

“Após o contato com o óleo podem começar a aparecer nas primeiras seis horas a um dia os sintomas na pele: inicialmente irritações, como vermelhidão, ressecamento e coceiras. A exposição pode causar a dermatite de contato, uma reação inflamatória que pode ser aguda, quando os efeitos da doença duram menos de seis semanas de duração, ou crônica com efeitos com mais de seis semanas de duração. O contato prologando é ainda mais alarmante, chegando ao ponto do surgimento de queimaduras de terceiro grau e a elaioconiose, uma doença mais suscetível em pessoas que trabalham com o óleo e graxa, que causa obstrução nos poros e erupções na pele, e requer um tratamento mais longo”, alerta.

A dermatologista explica que os banhistas devem manter distância do mar, pois o óleo solúvel em água é do tipo que mais penetra na pele. Se houver contato com o óleo, a recomendação principal é rapidamente lavar com abundância o corpo com água e sabão neutro. “O óleo na areia também é muito perigoso pelo seu aspecto pegajoso e alto nível de concentração. Em caso de contato, a recomendação é lavar a área afetada com uma substância oleosa, por exemplo, hidratantes de pele ou até óleo de cozinha. Aos trabalhadores responsáveis pelas análises e limpeza das manchas é essencial o uso de luvas impermeáveis, calçados fechados, aventais e máscaras de segurança, mantendo sempre os uniformes limpos após o contato com o óleo. Em caso do surgimento de sinais de contaminação na pele, é necessário procurar imediatamente um médico”, recomenda Dra. Renata.

Sobre Renata Sitonio

Médica dermatologista chefe da Clínica Sitonio, em São Paulo. Coautora do livro IPCA sobre técnicas cirúrgicas com agulhas. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD - e regional de São Paulo. Membro da Academia Americana de Dermatologia. Médica Assitente voluntária da Residência de Dermatlogia do Hospital do Servidor Público Municipal. Graduada pela Universidade Federal da Paraíba, Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Dermatologia no Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Mais informações: www.clinicasitonio.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar