Logo
Imprimir esta página

Raios x digital reduz radiação e elimina tempo de espera dos pacientes em hospitais públicos de São Paulo

Esta tecnologia está sendo implantada pela FIDI em 20 unidades de saúde públicas da Grande São Paulo e Estado de São Paulo

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde, está implantando a tecnologia das placas de radiologia digital em 20 hospitais, unidades do estado de São Paulo. Esta tecnologia de ponta reduz, em média, 45% da incidência da radiação, comparado com o método convencional. Além disso, reduz o tempo de espera dos pacientes para realização do exame no hospital, com a implantação da tecnologia digital.

Na radiologia utilizada atualmente, a imagem é gravada em chassis ou cassetes, e por conta disso, após realizar os exames, os pacientes precisam esperar alguns minutos até que a imagem seja processada, para checagem de sua qualidade. Se a qualidade for baixa, o que pode ocorrer por causa da movimentação do paciente, por exemplo, o exame precisa ser repetido. Já com a tecnologia das placas de radiologia digital gera-se uma imagem em até três segundos, diretamente no computador da sala de exames para posterior distribuição em tempo real no hospital.

“O técnico de radiologia verifica a qualidade da imagem em tempo real, durante o exame. Portanto, não é preciso refazê-la e a imagem é disponibilizada imediatamente para o médico e o paciente de forma online. O tempo de realização do exame também será reduzido em média 60 %, dependendo do tipo do exame, caindo de 20 minutos para 6 minutos”, explica Hélio Ajzen, superintendente de infraestrutura da Fidi.

“Além de trazer maior conveniência, esta tecnologia também reduz a incidência de radiação, contribuindo para preservar ainda mais a saúde de todos os envolvidos. Outro destaque é que com este projeto, a FIDI está eliminando 100% dos químicos na parte de radiologia dentro destes hospitais”, acrescenta.

O recurso, ainda, reduz custos para as unidades de saúde, pois elimina o uso dos chassis ou cassetes de filmes eliminando todo processo de revelação das imagens dos exames (Químicos ou Filme) trazendo economia de água e benefícios ao meio-ambiente, além de eliminar 100% o tempo espera pós-exame para a verificação da imagem. A tecnologia digital também gera um desgaste menor nos equipamentos de raios x do que a tradicional, o que também diminui os custos de manutenção.

A tecnologia instalada

Desenvolvido pela Konica Minolta, o painel digital sem fio AeroDR oferece alta qualidade de imagem e confiabilidade clínica, devido à sua tecnologia diferenciada de cintilador de Iodeto de Césio. A conformação dos cristais de Iodeto de Césio (CsI) em formato de agulha impede a dispersão da radiação e garante a formação de uma imagem de alta qualidade de forma eficiente, com menos ruído e menor dose para o paciente.

O invólucro do painel é construído em fibra de carbono. Isso permite que o AeroDR suporte uma carga de até 300 quilos e, ao mesmo tempo, seja o detector mais leve e resistente do mercado, ao pesar apenas 2,5 quilos.

O armazenamento de energia ocorre através de capacitor de íons de lítio, tecnologia mais inovadora do mercado, que proporciona vantagens de economia de energia e apresenta um ciclo de recarga rápido e de longa vida. Com apenas 13 minutos de carga, o AeroDR é capaz de realizar aproximadamente 150 imagens.

Finalmente, o painel contém uma solução de Business Intelligence chamada AeroRemote Insights que permite, através de gráficos simples e intuitivos, agilizar a tomada de decisão para melhor desempenho do departamento de raios x. O AeroRemote Insights possibilita a visão geral de dados como número de exames realizados, taxas de imagem rejeitadas e razões de imagem rejeitada, inclusive de forma remota, com acesso via tablet ou smartphone. Além disso, é possível o filtro das informações por hospital, tempo, tecnólogo e tipo de exame.

Unidades beneficiadas

A radiologia digital acaba de ser implantada no Sedi 1 – Serviço Especializado de Diagnóstico por Imagem de Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que engloba 12 unidades. A tecnologia também foi adotada por 7 unidades hospitalares da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e no Hospital do Servidor Público Estadual, que pertence ao IAMSPE. Ao todo, essas 20 unidades atendem 60 mil pacientes por mês e realizam 119 mil exames de raios x mensalmente.

Sobre a FIDI

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) existe há mais de 30 anos e é responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde. Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI nasceu com o objetivo de prestar assistência à população, além de contribuir para o aprimoramento de médicos radiologistas por meio de programas de educação continuada, bolsas de estudo e cursos de especialização.

Com 2.500 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 500 médicos, a FIDI realiza anualmente 5 milhões de exames entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raio X e densitometria óssea. Desde 2006, a FIDI deixou de ser Instituto e passou a ser denominada Fundação. Em 2009 ganhou status de Organização Social, expandido sua atuação e hoje está presente em 85 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, além de ter participado da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. As unidades Goiás e SEDI III receberam o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW) em 2018 e 2019. Neste ano, a unidade de São Caetano do Sul elencou o guia “Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Saúde 2019”.

www.fidi.org.br | Facebook | Instagram

Sobre a Konica Minolta Healthcare do Brasil

A Konica Minolta Healthcare do Brasil é uma subsidiária da Konica Minolta Medical Imaging, fornecedora de classe mundial e líder no mercado de diagnóstico por imagem primária. Com mais de 146 anos de existência e inovação, é reconhecida mundialmente como líder no fornecimento de tecnologias de ponta que visa proporcionar soluções reais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto