Brasil,

Mês de Prevenção ao Avc Alerta Para o Impacto da Doença Que Mata Mais de 100 Mil Brasileiros Por Ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  thaís cavalcante
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Acidente Vascular Cerebral é a doença que mais incapacita no mundo

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando há uma alteração na circulação sanguínea do cérebro. Ele pode ser isquêmico – quando um vaso sanguíneo no cérebro fica bloqueado devido a um coágulo ou trombo – que é o tipo mais comum, ou o hemorrágico – quando a artéria se rompe e o sangue extravasa, cerca de 15% dos casos. (1)

Infelizmente, os casos de AVC estão crescendo em todo o mundo, sendo uma das principais causas de mortalidade e incapacidade¹. Estima-se que a cada ano 17 milhões de pessoas sofram da doença e a cada seis segundos, uma pessoa morra por conta desse quadro, o que significa mais de 6 milhões de mortes por ano em todo o planeta. (2) No Brasil, os números também são alarmantes. Por aqui, são mais de 400 mil novos casos todos os anos e a cada cinco minutos, uma pessoa morre, totalizando mais de 100 mil mortes/ano¹. A doença é a principal causa de incapacidade em adultos e já foi a principal causa de morte no país, passando ser a segunda causa de morte desde 2011. (1)

Vale ressaltar que o número de vítimas poderia ser ainda maior se levarmos em conta que casos de AVCs ocorrem em pessoas com outras doenças ou fatores de risco, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. (3) Pensando em alertar a população sobre o impacto da doença, também chamada de derrame, a agenda mundial de saúde reserva o 29 de outubro como o Dia Mundial de Combate ao AVC. Atividades de conscientização ocorrerão durante todo o mês.

Sinais de alerta

Outra preocupação é capacitar a população para saber como identificar os sintomas da doença. O AVC demanda o olhar do outro para que a ajuda aconteça rapidamente. Portanto, ao identificar os sintomas clássicos, como perda da força muscular ou formigamento, principalmente dos braços, pernas ou de um lado do corpo, assimetria facial, forte dificuldade de fala e movimentação da língua, além de fortes dores de cabeça, ligue imediatamente para o SAMU. O socorro deve acontecer em caráter urgente.

Isso porque, quando uma pessoa tem um Acidente Vascular Cerebral (AVC) cerca de 1,9 milhões de neurônios morrem por minuto. Por isso, cerca de 50% dos sobreviventes passam a ter sequelas, que levam à dependência parcial ou total, e até 30% desenvolvem algum tipo de demência nos meses seguintes. A rapidez no atendimento garante que essa perda seja mitigada e que o tratamento adequado seja realizado o quanto antes possível.

AVC – Tratamentos

Durante décadas, a trombólise tem sido o método mais usado para tratar o AVC. Trata-se de um procedimento, que utiliza a medicação para busca dissolver o coágulo que interrompe a circulação cerebral. Esses medicamentos são chamados de trombolíticos. (5)

No entanto, a oclusão de grandes vasos no AVC isquêmico agudo está associada a baixas taxas de recanalização sob trombólise intravenosa. (6) Neste cenário, a trombectomia mecânica representa uma nova alternativa terapêutica. O procedimento, indicado para reduzir a incapacidade relacionada ao AVC, usa um dispositivo para trombectomia que, ao se expandir para a artéria, prende e remove o coágulo, restabelecendo a circulação. (6)

Recentemente a Rede Brasil AVC, em parceria com o Ministério da Saúde, concluiu um estudo de viabilidade para incluir a trombectomia no SUS. Chamado de RESILIENT, a pesquisa foi realizada de 2017 a 2019 em 12 centros de saúde nacionais e contou com a participação de 609 pacientes. Os neurointervencionistas concluíram que, quando comparada aos tratamentos medicamentosos – que estão no SUS – a cirurgia aumenta de 21% a 35% a independência funcional do indivíduo, além de reduzir em 16% a mortalidade ou o risco de dependência intensa.

Saiba mais sobre o AVC

De todos os acidentes vasculares cerebrais que ocorrem no mundo, 90% estão ligados a fatores de risco, dos quais é possível evitar: hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, arritmias cardíacas, sedentarismo, obesidade, ingestão excessiva de gordura, álcool e drogas, tabagismo e o uso de contraceptivos pelas mulheres.

Fique atento aos principais sintomas do AVC. Qualquer sinal de alerta, o paciente deverá chamar uma ambulância (SAMU 192) ou ser encaminhado ao pronto socorro do hospital mais próximo. Um exame de imagens cerebrais, uma tomografia ou uma ressonância magnética será solicitado para diagnosticar o tipo de AVC (hemorrágico ou isquêmico) e, assim, indicar o melhor tratamento.

No mês do AVC, acesse o Herói AVC e aprenda a identificar os sintomas para salvar vidas.

Referências:

Ministério da Saúde. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidente-vascular-cerebral-avc. Acesso em outubro de 2019.
Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Disponível em: http://www.sbdcv.org.br/publica_campanhas.asp. Acesso em outubro de 2019.
Ministério da Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_reabilitacao_acidente_vascular_cerebral.pdf. Acesso em outubro de 2019.
The Stroke Center, Department of Neurology, University of California, Los Angeles. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16339467 Acesso em outubro de 2019.
Tratamento Trombolítico no Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. Disponível em: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2004/RN%2012%2001/Pages%20from%20RN%2012%2001.pdf Acesso em outubro de 2019.
Manejo Anestésico da Trombectomia Endovascular para Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. Disponível em: https://www.sbahq.org/resources/pdf/atotw/404.pdf Acesso em outubro de 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar