Brasil,

Pedra no rim pode virar tumor? Conheça os 5 mitos e verdades do câncer renal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  jéssica assis
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Todos os anos, 338.000 pessoas em todo o mundo são diagnosticadas com câncer renal[1], no Brasil esse número fica em 6.270[2]. Porém, apesar de ser considerada uma doença ainda pouco incidente, prevê-se que o número de casos de câncer de rim aumentará 22% até 2020[3].

Por não ser comum, existem muitas informações equivocadas sobre a doença. O Dr. Fábio Schutz, oncologista clínico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, esclarece algumas das principais dúvidas sobre o câncer de rim, visando desmistificar falsas crenças e contribuir com a disseminação do conhecimento para a população, pacientes e seus familiares.

Beber água ajuda a prevenir o câncer de rim.

Mito. A água é muito importante para o organismo como um todo, ela ajuda a regular a temperatura corporal, melhorar a circulação sanguínea, diminuir inchaços e também contribui positivamente para o bom funcionamento dos rins. Porém, com relação a prevenção do câncer no órgão ela não tem relação.

O câncer de rim é considerado uma doença silenciosa.

Verdade. Isso porque menos de 10% dos pacientes que possuem câncer de rim apresentaram os sintomas mais comuns, que são sangue na urina e dor lombar. Além disso, o tumor fica localizado em uma região, chamada retroperitoneal, que dificulta o diagnóstico. Por ser relativamente incomum não há exames de rastreamento eficazes.

Muitas vezes o câncer de rim é diagnosticado por acaso.

Verdade. Muitos casos de câncer de rim são descobertos por meio de exames de rotina ou exames de rastreamento, como é caso da mamografia para descobrir o câncer de mama. Porém, para o câncer de rim este tipo de exame específico não existe. A maioria dos pacientes acaba descobrindo o câncer de rim por acaso, quando está fazendo um exame por um outro motivo de saúde. Por isso, 1/3 dos pacientes são diagnosticados em estágio avançado e metastático, quando o tumor se espalha para outras partes do corpo.

Quem fuma tem mais chances de ter câncer de rim.

Verdade. A maioria das pessoas acredita que o cigarro é apenas sinônimo de câncer de pulmão. Porém, o tabagismo também pode desencadear diversas outras doenças, inclusive o câncer de rim. Existem os chamados fatores de risco, que são as causas que podem levar uma pessoa a desenvolver a doença. Para o câncer de rim, os principais fatores de ricos são o tabagismo, obesidade e hipertensão.

Pedra no rim pode virar tumor.

Mito. São duas doenças diferentes e uma não pode causar a outra. Precisamos primeiramente entender o papel dos rins. Eles são dois grandes filtros de sangue do nosso organismo, por isso, além da água para formar urina, eles também filtram cálcio, ácido úrico e oxalato, e é nesse momento que podem aparecer as pedras no rim. Isso porque quando não tem quantidade suficiente de água, essas partículas não conseguem se dissolver naturalmente e serem expelidas na urina. Já em relação ao câncer, ele pode aparecer devido a uma mutação anormal que ocorre nas células do rim, que se prolifera e vira um tumor.

Sobre A BMS

A Bristol-Myers Squibb é uma empresa biofarmacêutica global cuja missão é descobrir, desenvolver e disponibilizar acesso a medicamentos inovadores que ajudem pacientes com doenças graves. Para mais informações sobre a Bristol-Myers Squibb, visite o site: https://www.bms.com/br.

[1] International Kidney Cancer Coalition

[2] Instituto Oncoguia - Estatística para Câncer de Rim

[3] European Association of Urology - Scientific & Policy Briefing on Kidney Cancer


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar