Logo
Imprimir esta página

Alimentação rica em cálcio colabora na prevenção da osteoporose

 Empadinhas 3 Queijos Tirolez - Crédito: Tirolez divulgação Empadinhas 3 Queijos Tirolez - Crédito: Tirolez divulgação

Os queijos são ricos nos minerais e fortes aliados no combate à doença, que afeta a saúde dos ossos

Dia 20 de outubro é conhecido como o Dia Mundial da Osteoporose. Esta data foi criada para chamar a atenção para um problema que atinge cerca de 10 milhões de pessoas somente no Brasil, de acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). O que nem todo mundo sabe é que consumir alimentos ricos em cálcio, como queijos e vegetais escuros, é a melhor forma de prevenir o mal.

A osteoporose causa fragilidade dos ossos e normalmente só é descoberta após a ocorrência de fraturas, diminuição de 2 a 3 cm de estatura, ombros caídos, entre outros sintomas. É mais comum em pessoas idosas, devido ao desgaste dos ossos, e em mulheres na pós-menopausa. Além de alimentação pobre em cálcio, abuso de álcool, tabagismo, predisposição genética e diabetes podem agravar o problema.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é importante que o cuidado comece ainda na infância, pois é durante esse período que ocorre a formação de massa óssea. A recomendação é o consumo de pelo menos três porções diárias de alimentos ricos em cálcio. Além te proteger os ossos, o mineral ajuda na prevenção de riscos cardíacos, de acordo com estudo da McMaster University (2018), no Canadá.

Rico em cálcio, o queijo é um ingrediente que combina muito bem com saladas, massas e carnes e que pode colaborar com uma vida mais saudável. Quer saber um pouco mais? Veja abaixo a lista com os cinco queijos que mais contêm cálcio:

Parmesão: 1.390mg de cálcio em uma fatia de 100g. Este queijo tem sabor fresco, frutado e doce, e que combina com molho agridoce.

Reino: 1.110mg de cálcio em uma fatia de 100g. Tem textura macia e sabor acentuado. Pode ser consumido puro, em sanduíches ou em preparações mais elaboradas.

Gruyère: 1.083mg de cálcio em uma fatia de 100g. De sabor forte e amendoado pode ser utilizado em aperitivos, lanches, massas e saladas.

Gouda: 1.050mg de cálcio em uma fatia de 100g. Sua textura é macia e o sabor adocicado e amendoado. Possui sabor suave, ligeiramente adocicado e textura macia.

Provolone: 1.043mg de cálcio em uma fatia de 100g. É um queijo que pode ser produzido com base em coalho de bezerro (suave, doce e leitoso) ou com coalho de cabrito (sabor mais forte). Combina com risotos e molhos agridoces.

Unindo ingredientes saborosos e nutritivos, a Tirolez, uma das marcas mais tradicionais de laticínios do País, disponibilizou duas deliciosas receitas, Empadinhas 3 Queijos e Omelete de Queijo Gouda, para que você e sua família possam aproveitar uma maravilhosa refeição.

Empadinhas 3 Queijos

Ingredientes:
Massa
2 e meia xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) bem cheia de banha vegetal ou animal
1 ovo
Meia xícara (café) de água

Recheio
500 g de Queijos Tirolez ralados (Estepe, Gruyère e Parmesão)
1 copo de leite integral
1 colher (sopa) de Manteiga Tirolez sem sal derretida
3 ovos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de noz moscada
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Massa

- Com as pontas dos dedos, misturar a farinha de trigo com a banha até virar uma farofa. Em um vasilhame separado, bater o ovo inteiro (gema e clara) e em seguida acrescentar meia xícara de café de água e bater novamente. Incorpore o ovo batido na farofa e misture bem. Acrescentar uma pitada de sal.

- Untar as formas com banha ou manteiga. O segredo do obter uma boa massa: amassar a mistura e montá-la nas formas com a ponta dos dedos. Caso opte por uma forma média ou grande, estender a massa com um rolo, sem fazer muita pressão.

Recheio

- Em um recipiente, misturar bem a colher de farinha de trigo, os três ovos, a colher de manteiga derretida, o copo de leite. Acrescentar as xícaras dos queijos ralados, mexendo até obter uma mistura homogênea. Não esquecer da pitada de noz moscada para dar um gosto especial.

- Coloque o recheio sobre a massa que já se encontra na forma escolhida. Leve ao forno preaquecido e retire as empadinhas quando estiverem douradas a gosto.

Omelete de Queijo Gouda

Ingredientes:
5 ovos
¾ de xícara (chá) de leite zero lactose
1 maço de alecrim fresco picado
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada
1 colher (sopa) de Manteiga com Sal Tirolez
1 pedaço de Queijo Gouda Tirolez (cerca de 250 g)
Modo de Preparo:

- Em uma tigela, junte os ovos, o leite e o alecrim e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.

- Aqueça a manteiga em uma frigideira antiaderente e despeje a mistura de ovos. - - Com uma espátula, vá puxando levemente as bordas da omelete para o centro da frigideira, para que cozinhe aos poucos e mantenha o centro cremoso. Cubra com o queijo gouda cortado em cubos pequenos e escorregue a omelete para a travessa em que será servida, dobrando-a no meio. Sirva em seguida.

*Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação do departamento de nutrologia: alimentação do lactente ao adolescente, alimentação na escola, alimentação saudável e vínculo mãe-filho, alimentação saudável e prevenção de doenças, segurança alimentar. 3°ed., Rio de Janeiro, 2012.

Estadão. Comer laticínios todos os dias pode reduzir risco de doença cardíaca, de acordo com estudo. 13/09/2018. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,comer-laticinios-todos-os-dias-pode-reduzir-risco-de-doenca-cardiaca-de-acordo-com-estudo,70002500537.

Saiba mais curtindo as redes sociais da marca ou acesse o site
www.tirolez.com.br

Sobre a Tirolez

Fundada há 39 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto