Brasil, 12 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Excesso de Tecnologia e Alimentos Açúcarados São os Vilões da Obesidade Infantil

Excesso de Tecnologia e Alimentos Açúcarados São os Vilões da Obesidade Infantil

Além da saúde física, combinação afeta também o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes

Mais da metade da população brasileira apresenta excesso de peso, enquanto quase 20% convive com a obesidade. A última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde apontou que a prevalência de obesidade cresceu 67,8% no período entre 2006 e 2018. De acordo com a pediatra da Paraná Clínicas, Dra. Afsone Raposo, os casos tem aumentado de forma alarmante também entre as crianças e adolescentes. Isso se deve, principalmente, ao erro alimentar, o sedentarismo e ao uso excessivo de tecnologia.

“Refrigerantes, sucos industrializados, salgadinhos e macarrão instantâneo estão entrando no cardápio de forma cada vez mais precoce. Ao mesmo tempo, as brincadeiras, que deveriam fazer parte do dia a dia, como correr e jogar bola, estão sendo substituídas pelos jogos no celular ou tablet”, avalia a médica pediatra. Essa mudança comportamental tem contribuído para aumentar os riscos de problemas cardiovasculares, diabetes e colesterol alto. “Doenças que antes vinham com o rótulo de ‘doenças da idade’, agora atingem crianças e adolescentes”, completa a médica.

O principal problema dos alimentos ultraprocessados é que eles contêm uma alta carga de açúcar “escondida” em sua composição. “É uma fonte de caloria vazia, que não vem acompanhada de outros nutrientes e se torna uma fonte de glicose de absorção rápida, o que não é nada saudável. O abuso ou excesso gera o risco do excedente ser depositado pelo corpo de outras formas, como gordura no fígado ou aumento de triglicerídeos e obesidade”, explica a nutricionista do Programa Tá na Mesa da Paraná Clínicas, Dagmarcia David. O serviço atende crianças entre 06 e 12 anos e incentiva a construção de hábitos alimentares mais saudáveis.

Além disso, conforme alerta a nutricionista, uma dieta rica em balas, doces e refrigerantes pode favorecer a proliferação de bactérias na boca, causando a formação de cáries e a inflamação das gengivas. “A infância e a adolescência são estágios da vida fundamentais para formação e estabelecimento de hábitos alimentares que tendem a manter-se na vida adulta”, enfatiza Dagmarcia.

Outros impactos

O uso excessivo de tecnologia também pode impactar na interação social de crianças e adolescentes. “Podem surgir problemas ligados ao comportamento, como estresse, ansiedade, pouca inteligência emocional e dificuldade em criar autonomia, além de outros problemas psicológicos causados pela exposição a conteúdos violentos ou de conotação imprópria”, alerta a psicóloga da Paraná Clínicas, Luciana de Camargo. Os sinais mais comuns de que algo está errado são: pouca ou quase nenhuma interação com amigos e familiares; isolamento no quarto ou permanecer por muito tempo no banheiro; e recusa da criança em participar de brincadeiras e atividades que envolvem interação e são próprias para sua idade.

Nesses casos, de acordo com a psicóloga, os pais precisam limitar o acesso às telas, planejar o tempo dedicado ao celular ou tablet e ser um bom exemplo para a criança. “É preciso evitar o tédio, criando alternativas ou situações que favoreçam o desenvolvimento do gosto por outras atividades não eletrônicas. Isso também pode ser feito sem que os pais precisem se posicionar verbalmente, mas promovendo um passeio de bicicleta com a família ou um acampamento, levando a criança a uma biblioteca, optando por jogos não eletrônicos”, exemplifica a psicóloga da Paraná Clínicas.

Sobre a Paraná Clínicas

Com 50 anos de atuação no mercado, a Paraná Clínicas é referência em planos empresariais. Tem a missão de cuidar da saúde, atendendo com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias, chamadas de Centro Integrado de Medicina: CIM Água Verde; CIM Araucária; CIM CIC -24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e Hospital Dia (anexo ao CIM Água Verde), projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, permitindo que os pacientes tenham alta no mesmo dia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS