Logo
Imprimir esta página

Academias favorecem proliferação de germes causadores de infecções cutâneas; saiba como se prevenir

Academias favorecem proliferação de germes causadores de infecções cutâneas; saiba como se prevenir

Locais quentes e úmidos, como os equipamentos da academia, são ideais para desenvolvimento de vírus, bactérias e fungos que podem causar uma série de condições de pele. Dermatologista Dra. Kedima Nassif explica como evitar o problema.

Nos últimos tempos, a preocupação com a saúde e bem-estar tem crescido entre a população, que passou a procurar modos de manter-se saudável. Entre as opções mais populares está a academia de musculação, que vem ganhando muitos adeptos, afinal, é um ótimo meio para manter o peso controlado, prevenir doenças e ainda melhorar o humor. Porém, de acordo com a dermatologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é necessário que você tome alguns cuidados enquanto frequenta a academia, pois o local favorece a proliferação de microorganismos causadores de uma variedade de doenças de pele. “Lugares quentes e úmidos, como os equipamentos de musculação e os vestiários das academias, são ambientes que favorecem o desenvolvimento de bactérias, vírus e fungos que podem ser transmitidos pelo contato e causar problemas como micoses, infecções, verrugas, impetigo e furúnculos”, explica a dermatologista.

O alerta pode parecer aterrorizador, mas não é necessário que você interrompa sua rotina de exercícios e cancele sua inscrição na academia. Basta que você tome alguns cuidados, como investir em roupas que absorvam o suor, para manter sua pele seca e prevenir que germes se desenvolvam. Segundo a especialista, é interessante também que você troque as roupas suadas assim que terminar a atividade física, evitando que haja proliferação bacteriana e fúngica favorecidas pela umidade e reduzindo o risco de foliculite. “Caso você opte por tomar banho após a atividade física é fundamental que a água esteja morna para evitar a remoção da camada de proteção da pele contra vírus e bactérias. E se você for utilizar o banheiro do vestiário da academia, não se esqueça de usar chinelos para proteger os pés, pois banheiros públicos tendem a ser cheios de germes e bactérias que podem causar infecções”, destaca.

É importante também que você desinfete os equipamentos de musculação antes de utilizá-los. De preferência, coloque uma barreira de proteção extra entre sua pele e o equipamento, como uma toalha. Além disso, quando possível, providencie seu próprio equipamento, como tapetes de yoga, e nunca compartilhe itens pessoais como toalhas, capacetes e sabonetes, para evitar a propagação de vírus e bactérias. “É fundamental também que você lave suas roupas e toalhas após cada uso. Além disso, mochilas e sacolas também devem ser lavadas, pois os germes presentes nos equipamentos usados podem permanecer na bolsa e crescer, infectando roupas e toalhas que forem guardadas em seguida”, afirma a dermatologista.

A prevenção da formação de bolhas através do uso de esparadrapos, talcos, géis e pomadas em regiões de maior atrito também é essencial para reduzir as chances de infecções. Para prevenir essas alterações invista também em um bom calçado, que permita a entrada de ar para os pés e não sejam apertados demais. Mas caso você já conte com algum tipo de bolha ou outro corte, é importante mantê-los limpos e cobertos com curativos até que estejam curados, pois uma pele machucada enfraquece o sistema de defesa do tecido, permitindo que germes e bactérias penetrem mais facilmente. “Porém, o cuidado mais importante é checar sua pele diariamente à procura de cortes, feridas, vermelhidão, inchaço e infecções. Caso você note alguma dessas alterações no tecido, o ideal é que você procure um dermatologista imediatamente. Sem tratamento adequado, infecções e condições de pele podem acabar piorando e apenas um médico especializado poderá diagnosticá-las corretamente e indicar o melhor tratamento para cada caso”, finaliza a Dra. Kédima Nassif.

DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto