Brasil,

Avanços no Combate ao Câncer: ICC traz inteligência artificial e transforma tratamento de pacientes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joseanne Nery
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Sendo considerada uma das doenças mais agressivas para o corpo humano, o câncer tem uma estimativa de incidência, segundo o INCA, de cerca de 1,2 milhões de novos casos até o fim de 2019, considerando também o ano de 2018, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No entanto, a ajuda de um parque tecnológico completo para tratamento e diagnóstico precoce do câncer, além do acompanhamento multiprofissional, traz grande chance de cura para o paciente. No Ceará, o Grupo ICC trouxe os avanços de tecnologia, com inclusão de computação cognitiva para a assistência,

De acordo com o CEO do ICC, Pedro Meneleu, diariamente os profissionais de saúde têm que tomar decisões críticas sobre tratamentos e a inteligência artificial ajuda diretamente nas escolhas assertivas. “O intuito de melhorar os avanços tecnológicos é para que esses profissionais possam lidar com os grandes dados da literatura médica e para ajudar a aumentar o poder dos profissionais de tomar decisões baseadas em evidências, além de continuar investindo em pesquisas e propostas inovadoras no combate ao cancer”, disse.

Computação cognitiva a serviço da medicina

Um dos exemplos é Watson Health, desenvolvido pela IBM e disponibilizado no Ceará pelo ICC, que consegue detectar cerca de 80% de assertividade do corpo clínico para casos gerais de câncer e até 98% para os tumores de próstata. Esse contexto confirma o alinhamento com as melhores propostas terapêuticas globais e com a chancela do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK), instituição referência mundial no tratamento do câncer e que treina a solução Watson Health da IBM. O Watson Health fornece um vasto universo de evidências médicas para serem consideradas pelos médicos, como literatura médica, registros médicos, imagens, relatórios laboratoriais e de patologia para prover insights sobre as diferentes sugestões terapêuticas para o câncer diagnosticado.

Ideias e soluções de impacto na saúde em campo

Outra iniciativa que vem chamando atenção é o ICC BioLabs, considerado um HUB de inovação para o mercado da saúde com o objetivo de fomentar a inovação e tecnologia do mercado de saúde por meio do apoio a empreendedores e inventores do segmento, alavancando negócios e soluções de impacto na área. O espaço, que fica dentro do ICC, oferece programas de especialização, aceleração de startups, espaço físico de coworking, eventos e iniciativas educacionais, relacionamento e networking. Atualmente, o ICC BioLabs iniciou a todo vapor o projeto “Ninho de Inovação”, trazendo para dentro do ambiente do HUB e para a dinâmica do instituto as ideias inovadoras de 10 jovens oriundos do Ensino Médio Técnico do Estado, que foram selecionados a partir de habilidades em tecnologia, design e gestão.

Um desses projetos é a plataforma de gestão de comunidade do próprio HUB, em que os jovens desenvolvem "do zero" o ambiente virtual em que as startups inseridas do HUB possam acompanhar as suas jornadas de desenvolvimento, as agendas de mentorias, de eventos e de rodadas de pitchs, entre outras atividades importantes para a rotina dessas empresas e do próprio BioLabs.

Rastreamento genético

Estudo de rastreio molecular de mutações para câncer é uma das ferramentas mais eficazes para traçar estratégias de prevenção ao ao desenvolvimento de neoplasias em pacientes do grupo de risco, principalmente entre aqueles que tiveram tumores muito jovens ou têm histórico da doença na família. Pensando nisso, Grupo ICC inaugurou o Laboratório de Biologia Molecular e Genética que vai impulsionar as pesquisas no segmento de rastreio molecular. A pesquisa genética é feita pela extração do DNA do sangue do paciente ou familiar e rastreia genes de risco para o câncer hereditário. O rastreamento genético, além de caracterizar a população quanto à frequência de indivíduos que têm a síndrome hereditária ao câncer, auxilia como ferramenta de prevenção para promoção de saúde da família e o resultado é utilizado para mudança de terapia do paciente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar