Brasil,

Dos 20 aos 40, saiba os nutrientes certos da dieta para prevenir e tratar o envelhecimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dos 20 aos 40, saiba os nutrientes certos da dieta para prevenir e tratar o envelhecimento

Dermatologista Dra. Claudia Marçal aponta quais nutrientes incluir em sua dieta dos 20 aos 40 anos para ajudar na prevenção de rugas, flacidez e manchas que surgem na pele devido ao processo de envelhecimento.

A alimentação influencia em vários processos metabólicos do organismo humano e também é responsável pela nutrição das células. É por esse motivo que alimentos ultraprocessados e com aditivos químicos podem causar inflamação nas células. Além de doenças, uma dieta baseada em industrializados e “calorias vazias” pode acelerar o envelhecimento da pele. “Mas uma alimentação variada, equilibrada e saudável pode fornecer proteínas, antioxidantes e agentes anti-inflamatórios importantes para retardar o envelhecimento precoce”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Para ajudar no combate ao envelhecimento precoce, a especialista apontou quais nutrientes incluir em sua dieta em cada etapa da vida. Confira:

20 anos – Nessa idade, os sinais de envelhecimento ainda estão pouco visíveis. Por isso, o foco deve ser a prevenção. Então procure por alimentos ricos em antioxidantes, como as vitaminas C e E, licopeno e betacaroteno, para ajudar a combater e prevenir a formação de radicais livres que favorecem o envelhecimento precoce. Boas fontes desses nutrientes são alimentos como milho, avelã, papaia, tomate, cenoura e morango. “O consumo de Vitamina A, presente em alimentos como espinafre, nabo e brócolis, também é interessante nessa idade, pois o nutriente está diretamente envolvido no processo de regeneração celular. Em conjunto, a vitamina A e os antioxidantes ajudam a diminuir o ressecamento e a perda de elasticidade da pele, tornando-a mais macia, hidratada e viçosa”, destaca a médica.

30 anos – A partir da terceira década de vida começa a ocorrer a perda das fibras de colágeno e elastina. Além disso, as células da pele passam a se renovar mais lentamente. Como resultado há o aparecimento de sinais mais acentuados do envelhecimento. “Por isso, o ideal nessa fase é investir em uma alimentação rica em nutrientes de ação anti-inflamatória, antioxidantes e também substâncias fitoquímicas, como isoflavona e polifenóis, que ajudam a combater o estresse oxidativo. Dessa forma, procure por alimentos como peixes, oleaginosas, chás de ervas, cebola, cereja, maçã e alho”, recomenda a especialista. O destaque nesse caso vai para uva, que age como um alimento 3 em 1, combinando propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e fitoquímicas.

40 anos ou mais – Nessa idade, as fibras de colágeno e elastina degradam-se mais rapidamente, resultando em flacidez e rugas mais acentuadas. A solução para minimizar essas alterações é, novamente, o consumo de nutrientes antioxidantes, que, além de combaterem o estresse oxidativo e a formação de radicais livres, também diminuem a perda de água e os danos causados pelo sol. O consumo do ômega-3 presente na linhaça, no salmão, no atum e na soja também é interessante nessa idade, pois possui efeito anti-inflamatório e confere um aspecto saudável a pele. “O chá verde é outra boa opção para ser incluída na sua alimentação, pois diminui a resposta inflamatória causada pela radiação ultravioleta. Porém, é importante que você evite consumir café, álcool e alimentos ricos em sódio, pois são substâncias que promovem a inflamação e a desidratação dos tecidos”, alerta a dermatologista.

Por fim, a Dra. Claudia Marçal ressalta que o mais importante para manter jovem e saudável é que você consulte um médico. Apenas ele poderá recomendar cosméticos, tratamentos e uma alimentação especifica para auxiliar no combate ao envelhecimento da pele.

DRA. CLAUDIA MARÇAL: É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar