Fisioterapia Perinatal em pauta no HEMNSL

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Yasmine de Paiva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Para ressaltar e evidenciar a atuação do fisioterapeuta dentro das maternidades durante e após a gestação, e reforçar a importância do seu papel na equipe multiprofissional, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu a I Jornada de Fisioterapia Perinatal da unidade nos dias 10 e 11 de outubro (quinta e sexta-feira). O evento contou com palestras, oficinas e mesas redondas, abertas para colaboradores da unidade, fisioterapeutas e estudantes da área.

No primeiro dia (10), a inserção e atuação do profissional de fisioterapia na maternidade foi exposto pela doutoranda em ciência da saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Nayara Rodrigues. Em seguida, a fisioterapeuta Fernanda Paludetto falou sobre o poder da fisioterapia na preparação para o parto e sobre os desafios diários que este profissional precisa enfrentar diariamente nas equipes de obstetrícia. A fisioterapeuta também ministrou oficina com demonstrações de exercícios e posicionamentos que podem ser realizados com as gestantes durante o trabalho de parto.

A biomecânica e movimento da pelve para a preparação do parto deu início no segundo dia de palestras (11), com a pós-graduada em saúde da mulher pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), Danielly Reis. A sexualidade e assoalho pélvico no pós-parto foi o tema da segunda aula, com a mestranda em atenção à saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Gabriela Rios. A fisioterapeuta pélvica Thais Cristine ressaltou a importância do tratamento fisioterapêutico nas disfunções sexuais femininas.

Finalizando a primeira jornada, foi promovida uma mesa redonda para discutir a assistência humanizada no parto, com a pós-graduanda em Uroginecologista e Obstetrícia pelo Instituto Mundo Fisio, Marcela Magalhães; psicóloga Viviane Ferro; e a obstetra Fernanda Paludetto. Para uma das organizadoras, a fisioterapeuta Thatiany Ikeda, o evento foi muito enriquecedor, pois permitiu aproximar a teoria da prática de forma a contribuir para a formação de novos profissionais, bem como aperfeiçoar os que já estão no mercado de trabalho. “Além disso, ficamos muito felizes com o engajamento e adesão dos participantes que se mostraram interessados e participativos durante toda a jornada”, ponderou.