Brasil, 15 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Refluxo atinge 12% da população brasileira

Quando não tratado de maneira correta, pode se desenvolver em câncer no esôfago

Alimentação desregrada e má qualidade de vida são as principais causas de uma doença muito conhecida dos brasileiros: o refluxo. A complicação ocorre quando substâncias ácidas do estômago voltam para o esôfago ao invés de seguirem o curso natural da digestão. Isso faz com que os tecidos situados entre os dois órgãos fiquem irritados e a pessoa apresente sintomas como azia ou queimação no estômago e garganta, dor torácica, tosse seca, doenças pulmonares de repetição, rouquidão, dor na garganta, afta, sinusite e otite. Quando não tratado de maneira correta, o refluxo pode se desenvolver em câncer no esôfago.

Dados do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva apontaram que 12% da população brasileira é acometida pela doença, o equivalente a 25.200.000 pessoas. De acordo com Dr. Henrique Eloy, gastroenterologista, especialista em cirurgia e endoscopia bariátrica, este quadro poderia ser revertido com a mudança de hábitos alimentares. “A obesidade é uma das principais causas. Além de aumentar a pressão intra-abdominal, que provoca o refluxo, ela também é responsável pela hérnia de hiato, que também predispõe a doença”, afirma.

Ao ser diagnosticado com a doença, o paciente deve seguir tratamento clínico a base de medicamentos e mudanças comportamentais. Em caso de persistência dos sintomas, são recomendados procedimentos cirúrgicos que contam com maior precisão e rápido pós-operatório.

“A operação para o tratamento de refluxo visa reconstituir a anatomia da região em que existe a hérnia de hiato e confeccionar uma válvula anti-refluxo que não permite que o conteúdo gástrico volte para o esôfago. Como é uma área, muitas vezes, de difícil acesso ao cirurgião, recomendamos a cirurgia robótica, que realiza todo o procedimento de maneira mais precisa e permite ao paciente voltar a suas atividades habituais em torno de uma semana”, explica Eloy.

Outros fatores responsáveis pelo aparecimento do refluxo são alterações hormonais, gravidez, constipação intestinal, tabagismo, asma, diabetes, cafeína, uso de medicamentos bloqueadores dos canais de cálcio para pressão arterial alta, sedativos, antidepressivos tricíclicos e até hipertrofia prostática.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS