Brasil,

CAR T-cell, terapia inovadora que salva vidas: fontes da ABHH para comentar novidades*

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinícius Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Como muitos sabem, foram divulgados na noite desta quinta-feira (10) resultados bastante positivos de um teste, inovador no Brasil, realizado com um paciente com linfoma em estado grave e sem resposta a tratamentos convencionais para a doença. A técnica, conhecida mundialmente como CAR T-cell, basicamente modifica algumas células boas do organismo do pacientes e as reintroduz para que passem a combater o linfoma.

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), que reúne os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em doenças do sangue, tem fontes com novidades para comentar a repercussão dessa conquista científica brasileira.

Para o Dr. Dante Langhi Jr., presidente da ABHH, o uso da terapia CAR T-cell mudou o cenário do tratamento de algumas doenças. “Em alguns pacientes, com doenças recidivadas ou refratárias, com opções limitadas de tratamentos, a terapia tem demonstrado respostas impressionantes. Esse é sem dúvida um passo importante e promissor no campo da terapia celular”, explica.

Terapias clássicas rapidamente darão lugar a novos procedimentos

A comunidade científica mundial é enfática: 2019 é um dos anos mais promissores para as pesquisas científicas, novas maneiras de diagnosticar e tratar cânceres em geral, em especial as neoplasias no sangue, com mais precisão e rapidez. Entre os procedimentos estão estudos com as células CAR-T, cujas pesquisas já apresentam os primeiros resultados no Brasil, e que consiste em modificar geneticamente células de defesa do organismo para torná-las mais eficazes no combate à doença.

Esses e outros avanços tecnológicos serão amplamente discutidos durante o maior congresso das áreas de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular na América Latina, o HEMO 2019, promovido pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). O evento acontece de 6 a 9 de novembro, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ).

Mas o que é isso? A sigla “CAR” vem de Chimeric Antigen Receptor, receptor de antígenos quiméricos e o T, das células T. O princípio básico dessa terapia revolucionária é o uso das técnicas imunológicas para recuperar pacientes graves.

Nos Estados Unidos e na Europa, cientistas estão envolvidos em uma importante corrida para domínio de uma nova tecnologia que envolve engenharia genética e imunoterapia e que se apresenta como uma das grandes esperanças para a cura do câncer. A tecnologia é identificada pela sigla CAR T-cell e consiste em modificar geneticamente células T para torná-las mais eficazes no combate à doença.

O assunto será amplamente discutido no maior Congresso de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular do Brasil, que acontece de 5 a 9 de novembro, no Rio de Janeiro. Saiba mais em www.hemo.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar