Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Obesidade pode ser combatida por meio da adoção de hábitos saudáveis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nesta sexta-feira, 11 de outubro, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A campanha surge com o intuito de conscientizar e prevenir o problema, que já se tornou uma epidemia em nosso país e no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), já são registrados mais de 18 milhões de pessoas obesas no Brasil. Além disso, a disfunção também é considerada como um dos principais implicadores no surgimento e desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão, distúrbios hormonais como o déficit de testosterona no homem e dentre outros.

Caracterizada pelo excesso de gordura corporal, a obesidade vem se tornando cada vez mais presente em nosso dia a dia. De acordo com o nutrólogo e médico do esporte da Clínica Penchel, Leônidas Neto, para definir se uma pessoa é obesa ou está com sobrepeso, é preciso ter como referência o Índice de Massa Corporal (IMC), que é a divisão do peso pelo quadrado da altura do paciente. “Caso o resultado deste cálculo for maior que 25kg/m2, o indivíduo pode estar com sobrepeso, mas se o valor for superior a 30 kg/m2, o paciente está obeso”, destaca.

Entretanto, o nutrólogo destaca que o cálculo do IMC não é indicado para todos os casos, pois o método não avalia a composição corporal e a distribuição da gordura nas várias partes do corpo. “Sendo assim, métodos como a bioimpedância, que meçam a quantidade de gordura no corpo são os mais recomendados para a identificação de casos de sobrepeso e obesidade. Taxas menores que 30% para mulheres e 25% para homens são consideradas normais. No entanto, é importante lembrar que o percentual aceitável no corpo varia de acordo com a idade. Então, o que é visto como um percentual admissível para um homem jovem, pode ser um valor anormal para indivíduos mais velhos”, comenta.

Segundo Leônidas, também é preciso considerar o crescimento da circunferência abdominal, pois o excesso deste tipo de gordura é uma das principais causas de doenças ligadas a obesidade. “Uma circunferência abdominal maior que 102 cm em homens e superior a 88 cm em mulheres já podem ser consideradas fatores de risco”, afirma.

Com causas diversas, a obesidade pode ser impulsionada por particularidades genéticas, ambientais, emocionais ou por hábitos de vida. “O cotidiano estressante e corrido impulsiona uma alimentação desequilibrada, trocando a ingestão diária de alimentos saudáveis, pelo consumo de comidas com baixo valor nutricional”, aponta.

O nutrólogo orienta que o ideal é que o paciente, juntamente com um profissional, crie um plano de mudanças alimentares e inicie a prática de atividades físicas. “É necessário que seja estabelecido um limite adequado de calorias que devem ser ingeridas ao longo do dia. Quanto a prática física, oriento que, ao menos para sair do sedentarismo, o paciente realize pequenas corridas ou atividades leves por 30 minutos diários ou por 150 minutos semanais”, indica.

Leônidas ainda afirma que o grau de obesidade e motivação do paciente, são critérios importantes para o progresso do tratamento. “Para casos mais graves, além da reeducação alimentar e a adoção da atividade física, também podem ser recomendados o uso de medicações ou a realização de cirurgias”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar