Brasil,

Como prevenir as lesões mais comuns na natação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A natação é um esporte fantástico que combina toda a força, flexibilidade e resistência do corpo. Os nadadores são infelizmente propensos a lesões de uso excessivo que afetam o ombro, pescoço, parte inferior das costas e joelhos. Você sabia que o nadador mediano executa de 1 a 2 milhões de braçadas anualmente com cada braço? Não é de se admirar que a partir de uma perspectiva ortopédica, as condições de uso excessivo predominam como o tipo de lesões que os nadadores encontrarão. Além disso, uma técnica incorreta também pode predispor o nadador a lesões em potencial.

O nado livre ou crawl, se mecanicamente for feito erroneamente, pode implicar no desenvolvimento de problemas de ombro. Da mesma forma, o braço no borboleta e o nado de costas pode causar síndromes de estresse no cotovelo e com o seu pontapé especializado no nado de peito, lesões no joelho podem ocorrer. Cerca de 90% das queixas por nadadores estão relacionados a problemas de ombro. O "ombro do nadador" é a lesão mais comum vista pelo médico do esporte.

Confira as características:

- Inflamação do tendão do supraespinal e do bíceps dentro do espaço subacromial, levando a uma síndrome do impacto do ombro.

- O início dos sintomas é frequentemente associado com postura alterada, aumento da mobilidade articular glenoumeral (ombro), controle neuromuscular ou desempenho muscular deficitário.

- Erros de treinamento como overtraining, sobrecarga ou técnica deficiente também podem contribuir para esta condição.

Muitos nadadores têm laxidade (frouxidão) ligamentar inerente, e muitas vezes cursam com instabilidade multidirecional no ombro. No entanto, todos os nadadores desenvolvem desequilíbrios musculares onde os adutores e rotadores internos do braço se desenvolvem mais (devido à natureza da natação). Infelizmente, isso deixa uma fraqueza relativa dos rotadores externos e dos estabilizadores escapulares, simplesmente porque eles não são tão ativados quanto os opositores. Consequentemente, este excesso de desequilíbrio muscular e/ou má técnica resulta numa laxidade da cápsula anterior. Tudo isso culmina e permite que a cabeça do úmero se mova para frente e para cima, comprometendo o espaço subacromial (onde os tendões do supraespinhal e do bíceps passam) causando uma irritação/impacto no ombro do nadador.

Outras lesões comuns de natação:

- Joelho - são quase exclusivamente para os nadadores de peito:

Síndrome do estresse colateral medial, Síndrome Patelofemoral, Síndrome da plica sinovial medial.

Você sabia? Uma pesquisa com 36 nadadores competitivos descobriu que 86% deles relataram pelo menos um episódio de dor no joelho!

- Pé e Tornozelo: Tendinite dos tendões extensores

- Cotovelo: Síndromes de estresse; eEpicondilite lateral

- Pulso e mão: Tenossinovite de de Quervain; Síndrome do desfiladeiro torácico

- Coluna: Espondilólise; Espondilolistese; Cisfose de Scheuermann; Doença Degenerativa do Disco

O que causa lesões de natação? Sobrecarga no treinamento; Má técnica; Aumento repentino da carga de trabalho (não graduado)

Existem vários fatores que podem predispor um nadador a desenvolver uma lesão. O médico deve identificar e corrigi-los para reduzir o risco de desenvolver uma lesão. Alguns dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de uma lesão incluem: Reabilitação deficiente após uma lesão anterior; Rigidez articular ou inchaço; contratura muscular; Anomalias ósseas; Fraqueza muscular; Má controle motor e planejamento motor; A amplitude articular inadequada; Períodos de recuperação inadequados de treino e competição; Pobre aquecimento e alongamento; Má estabilidade do CORE; Pobre propriocepção ou equilíbrio

Prevenção de lesões na natação

Evidências sugerem que a gestão de lesões deve concentrar-se na prevenção e tratamento precoce, abordando as deficiências associadas à condição e analisando métodos de treinamento e mecânica das braçadas (Tovin, 2006.)

Uma grande parte da gestão de uma lesão envolve a comunicação entre pais, treinadores e seu médico não só para melhorar a recuperação, mas evitar lesões. Isso se chama: treinamento do gesto esportivo.

Tratamento de lesões na natação

O mais importante é encontrar a causa lesão e modificar a técnica da braçada, corrigindo-a para evitar a ocorrência de recorrências. As modalidades de tratamento mais comuns incluem: Adote uma boa técnica de braçadas; Misture! Evite o overtraining (sobrecarga de treinos), mudando os estilos; Fortaleça o CORE, reforce o manguito rotador e faça exercícios de fortalecimento pré, pós e durante a temporada de natação; Massageie a musculatura

- Fisioterapia analgésica e motora; Mobilizações e manipulações; Descanso, gelo, compressão,e Elevação (PRICE); Acupuntura / agulhamento seco.

Bons treinos!

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. www.anapaulasimoes.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar