Brasil,

Doença comum, a pedra nos rins, quando tem como causa o excesso de cálcio, pode ser curada com a retirada da paratireoide

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MFernanda Abramides Torres
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Os cálculos renais atingem cerca de 15% da população e, desse contingente, até 10% tem como causa o hiperparatireoidismo primário

Você sabia que um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço pode ter que se envolver em um problema de pedra nos rins?

Isso porque uma parcela das pessoas com cálculos renais – as populares pedras nos rins – tem o problema por causa de uma disfunção da paratireoide, o hiperparatireoidismo primário.

As glândulas paratireoides, que geralmente são quatro, ficam no pescoço, atrás da tireoide. Sua função principal é manter o nível de cálcio do sangue dentro do limite apropriado para o funcionamento do sistema nervoso e muscular.

Quando uma delas fica aumentada, passa a produzir em excesso o seu hormônio, o paratormônio, tirando muito cálcio dos ossos e jogando no sangue. Dessa forma, os rins são sobrecarregados com excesso de cálcio no sangue e formam-se os cálculos.

Os cálculos renais atingem cerca de 15% da população. Em 80% dos casos eles são compostos por oxalato de cálcio. Dentro desse universo, até 10% têm como causa o hiperparatireoidismo primário.

Segundo o Prof. Dr. Flávio Hojaij, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, “cabe aos nefrologistas, urologistas e clínicos realizar dosagens de cálcio no sangue nos pacientes com pedra nos rins. Caso ele esteja elevado, deve-se dosar o paratormônio. Feito o diagnóstico e percebido que o problema é originado nas paratireoides, não adianta ficar somente quebrando as pedras ou retirando. Nesse caso a melhor decisão é tratar as paratireoides, ou seja, fazer uma cirurgia. Quando é apenas uma paratireoide que está aumentada, se tira somente aquela que está funcionando mal. Mas quando existe uma hiperplasia das quatro, todas precisam ser retiradas. Em geral, quando essa cirurgia é bem indicada, o paciente não voltará a ter cálculos renais, pois o problema do cálcio está resolvido”, explica o Dr. Hojaij, Livre Docente da Faculdade de Medicina da USP, onde em 1998 fez sua tese de doutorado sobre a anatomia das paratireoides.

Além de provocar cálculos renais, o hiperparatireoidismo primário e o consequente aumento de cálcio no sangue, também pode causar outras doenças, como descalcificação óssea, úlcera péptica, prisão de ventre, hipertensão arterial, zumbido nos ouvidos e depressão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar