Brasil,

Futuros médicos devem ser objetivos e humanistas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Marchetti
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Universidade Anhembi Morumbi desenvolve grade curricular para atender as novas demandas do profissional de saúde

O mundo está em constante mudança e tempo é um fator importante para todos. No entanto, ele não pode comprometer a qualidade de atendimento, principalmente quando falamos de saúde. O médico do futuro, que está em formação hoje, precisa ter uma visão integrada, a fim de otimizar processos e oferecer um atendimento completo e de qualidade para o paciente. A partir desta visão, a Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, reestruturou seu conteúdo programático para oferecer uma formação mais integrada com as necessidades do mercado, focando no futuro da profissão médica e em consonância com as diretrizes curriculares nacionais e as tendências da educação médica de qualidade.

A Universidade realizou um longo período de estudos com um grupo multidisciplinar formado por mais de 60 especialistas em educação médica, que avaliaram currículos de instituições de renome mundial, com os melhores modelos de ensino de Medicina do mundo, como Harvard e Yale, nos Estados Unidos, para garantir as competências profissionais nacionais e internacionais do médico. O novo profissional de Medicina precisa acompanhar as mudanças que acontecem no mundo, ser dinâmico, sem perder o viés humanista”, completa Simone Sato, diretora nacional de Saúde Laureate Brasil.

Para isso, o curso de Medicina da Anhembi Morumbi estimula seus estudantes a realizarem suas atividades práticas em Unidades Básicas de Saúde, escolas, creches, hospitais e unidades de urgência e emergência e a participarem de projetos sociais. Vale destacar o programa Pediatria na Creche, liderado por Cássia Amaral, docente de Pediatria, que leva alunos a duas creches públicas para atender crianças em situação de vulnerabilidade social. Outro programa que tem ganhado cada vez mais estudantes voluntários é o Médicos do Mundo, idealizado pelo professor Mário Vicente, neurologista que fundou uma ONG e, com a ajuda de voluntários, leva atendimento médico a pessoas em situação de rua no Centro de São Paulo.

Há 11 anos o curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi tem em seu DNA a inovação, tendo sido pioneiro no Brasil na utilização de um modelo de aprendizagem ativo e diferenciado que prepara o estudante para a prática médica com simuladores e novas tecnologia educativas. A Instituição oferece moderna infraestrutura, composta por laboratórios de alta tecnologia, com ambiente tridimensional, robôs e equipamentos de realidade virtual, bem como um Centro de Simulação Realística. Assim, os estudantes vão para a prática real muito mais seguros e preparados.

O maior destaque é o SimMan 3G, um manequim wireless para a simulação de práticas da área. O equipamento é um boneco computadorizado, programado para simular várias reações humanas, entre elas o choro, convulsões, a transpiração e a alteração das pupilas. “É extremamente útil, pois permite aos alunos realizarem os procedimentos em um paciente robô quantas vezes forem necessárias até que atinjam proficiência antes de realizarem as atividades em pacientes reais”, afirma Marcos Paulo Freire, diretor da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi.

No Centro de Treinamento e Simulação da Universidade, os alunos conseguem simular toda a rotina de um hospital, com seus leitos e monitores para visualização das condições do paciente. “A postura e desempenho dos alunos no manejo do paciente e diante de uma situação crítica são observados pelos professores através de um vidro unidirecional, em uma antessala separada. Cenários de simulação envolvendo habilidades como liderança, comunicação, ética e trabalho em equipe com outros profissionais da saúde também são realizados para preparar os estudantes para o ambiente real e interprofissional da prática médica. Suas atuações podem ser gravadas para discussão posterior em grupo”, ressalta Freire.

O Centro de Treinamento e Simulação agrega ainda mais valor ao ensino. Nele, os alunos contam com uma infraestrutura comporta por:

12 consultórios para simulação de realidades hospitalares com vidro unidirecional e áudio (semelhantes às salas de reconhecimento da polícia), nos quais os estudantes realizam simulações das atividades profissionais enquanto os professores analisam o desempenho sem interferências, para desenvolver o aprendizado baseado na prática-teoria-prática;

· 4 salas avançadas de simulação com robôs de última geração, que simulam reações complexas do corpo humano, monitoradas com câmeras, áudio e vidro unidirecional, o que possibilita a posterior avaliação de desempenho dos alunos diante de um cenário altamente realista;

· Hospital Simulado, com dez leitos, para simular a rotina profissional e o atendimento fictício de robôs adultos, gestantes, crianças e bebês;

· Sala de Softwares, que simula realidades de todas as rotinas profissionais dos cursos das Escolas de Ciências da Saúde;

· Sala Virtual, para a realização de procedimentos por meio de softwares que indicam o passo a passo correto, como coleta de sangue e punção venosa;

· Sala de Habilidades, para o treinamento de procedimentos, como passagem de cateter e punção de veia;

· Sala de Avaliação Física, para estudos de fisiologia e avaliações nutricionais;

· Anfiteatro, com capacidade para 60 alunos;

· Sala de Teleconferência, na qual professores e alunos revisam as simulações realizadas e avaliam desempenho em conjunto.

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, líder global maior do mundo, presente em 10 países, com mais de 38 instituições de ensino superior, totalizando cerca de 850 mil estudantes.

São oferecidos programas de Graduação, Graduação Tecnológica e Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito câmpus estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba.

A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.

Outras vantagens: a titulação internacional, que permite ao estudante o acesso a certificação do Brasil e de uma instituição no exterior e o Anhembi Carreiras (http://carreiras.anhembi.br), um portal de empregabilidade da Universidade Anhembi Morumbi com serviços de preparação para o mercado de trabalho e conteúdos exclusivos para o desenvolvimento da trajetória profissional.

Sobre a Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros, e polos em diversos locais do país na modalidade de educação a distância. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Centro Universitario FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD Laureate.

Sobre a Laureate International Universities

A Laureate International Universities é líder global no ensino superior, com 850 mil estudantes matriculados em 38 instituições presenciais e online, localizadas em cerca de 10 países, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, de estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade é beneficiada. Saiba mais em: www.laureate.net


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar