Brasil,

Cuidado: piscinas sujas podem causar gastroenterites

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Evelise Toporoski
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com a chegada de dias mais quentes, aumenta o número de pessoas que buscam diversão em piscinas, tobogãs ou parques aquáticos. Atividades na água são bastante populares no Brasil e são ótimas opções de exercícios físicos para melhorar a saúde e qualidade de vida.

Contudo, é importante observar se a água está limpa, senão a diversão pode se tornar um pesadelo.

Compartilhe os momentos felizes, não os germes!

Nadar é uma forma divertida de ser saudável e passar horas com a família e amigos. Entretanto, é importante não nadar e nem levar seus filhos para piscina se estiverem com diarreia.

Ao contrário do que se imagina, não é necessário que ocorra defecação na água para contaminá-la. Na pele próxima ao ânus existe uma quantidade de fezes que pode ser suficiente para liberar diversos germes, como Cryptosporidium, Giardia, Shigella, Norovírus e E. Coli., podendo fazer com que outras pessoas que estiverem na piscina fiquem doentes.

Em adultos saudáveis, as gastroenterites normalmente causam desconfortos por alguns dias. Porém, em crianças, idosos e imunocomprometidos o quadro pode evoluir para uma desidratação severa e causar sérios riscos à saúde.

Fui infectado, o que fazer?

Fique atento aos sintomas: falta de apetite, náusea, vômitos, diarreia e desconforto abdominal. Vale ficar em alerta para os grupos de risco e se a pessoa foi exposta a um surto conhecido ou esteve em viagem recente.

Se não apresentar melhora, o médico pode solicitar exames para identificar o tipo de vírus, bactéria ou parasita que está causando a gastroenterite e assim indicar o melhor tratamento.

Os dois tipos de exames mais comuns para esse diagnóstico são a cultura de fezes e a PCR em tempo real. A cultura é o método tradicionalmente usado, porém o resultado demora cerca de 3 dias.

A técnica de PCR em tempo real (Polymerase Chain Reaction – Reação em cadeia da Polimerase) consiste basicamente na identificação do material genético do germe responsável pela doença. Com a amostra de fezes, é possível realizar este teste molecular em apenas 2 horas e meia.

A linha XGEN disponibiliza dois kits para diagnóstico de gastroenterites por PCR em tempo real. O kit Multiplex Gastroenterite Viral e o kit Multiplex Gastroenterite Bacteriana que realizam a detecção dos principais vírus e bactérias causadores da doença. A tecnologia multiplex permite que vários agentes sejam identificados em um único exame agilizando o diagnóstico.

Piscina saudável, você saudável!

Podemos proteger a nós mesmos e a nossos entes queridos seguindo alguns passos simples, porém efetivos:

Antes de entrar...

- Não nade ou leve crianças para nadar que estejam doentes com diarreia.

- Tome uma ducha de um minuto antes de entrar na piscina. Isso removerá a maior parte da sujeira e suor do seu corpo.

Uma vez dentro...

- Não engula água.

- Não faça xixi na água.

- Faça pausas para levar as crianças ao banheiro e cheque as fraldas a cada hora.

- Troque fraldas no banheiro e não na área da piscina, mantenha os germes longe dessa área.

Com estas dicas, toda a família pode curtir os dias de sol de forma mais segura e saudável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar