O Que Se Ganha Quando Descobre um Câncer de Mama

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssi Kovatch
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

*Mônica Schimenes, fundadora e CEO da MCM Brand Group

Um dia você acorda e vê a sua camisola molhada na região da mama e no dia seguinte novamente, mas pela terceira vez, você para e pensa se tem algo errado. "Será que estou grávida e isso é leite?". Essa foi a única opção que passou pela minha cabeça, afinal, câncer de mama aos 33 anos não seria possível e não comigo! Quando me dei conta eram dias sucessivos de manchas e, enfim, médico agendado.

Foi assim que descobri meu câncer de mama. A primeira médica que fez o diagnóstico tinha dúvida e, por isso, optei em ir a um hospital especializado e, desde então, o A C Camargo se tornou o meu lugar de cura.

Depois de muitos exames e uma cirurgia de biópsia, recebi o triste diagnóstico: "você tem câncer de mama e teremos que extraí-la inteira, pois os tumores estão espalhados". Foi assim que começou a assustadora jornada de uma nova e linda vida! Um ano de tratamento, cheio de dores, invasões, tristezas, cortes, costuras, mutilações e mal sabia eu que a melhor fase da minha vida se iniciaria ali.

Durante o período de tratamento, o oncologista me disse que o melhor seria eu não engravidar durante os primeiros 5 anos, afinal, meus tumores respondiam a progesterona e então a melhor parte de tudo começou. Fui para a fila de adoção para iniciar a minha gestação fora da minha barriga e quase dois anos depois o telefone tocou. Nesse dia o meu maior amor nasceu, meu filho Leonardo chegou com 8 meses e assim entendi que o câncer seria a melhor coisa que poderia ter me acontecido.

Sou empreendedora, o que - em alguns momentos - me deixava com ainda mais medo. Meu time sempre comprometido em deixar as coisas "normais", se desdobrou em muitos, para que conseguíssemos manter nossos clientes e projetos estáveis e acontecendo. Essa foi outra oportunidade de aprender a delegar e lembrar que não temos controle de tudo e isso pode ser bom. O tratamento foi longo e muitos dias exaustivo, mas tê-los por perto também foi alento para as minhas emoções e mais ainda, a garantia do sustento e manutenção da empresa.

O câncer ainda é uma doença assustadora, a palavra de ordem é sempre a morte e, com o tempo, percebi que era a maior oportunidade que eu teria de viver, de uma maneira que eu jamais imaginaria se não tivesse passado por isso. Me agarrei a família, aos meus empreendimentos, comecei a ver a vida de uma outra perspectiva. Por isso, gostaria de deixar seis dicas que aprendi nessa minha nova vida após o câncer, afinal, faz 11 anos que passei por tudo isso:

Senso de urgência. O melhor dia para mudar a sua vida, tomar decisões e aceitar quem você é, é hoje! Não deixe nada para amanhã.

Não leve tudo tão a sério. A vida pode ser mais leve, ela é rara!

Faça escolhas pequenas e curtas, não pense em tão longo prazo. Mude o que preciso hoje mesmo.

Perder as mamas é mesmo uma mutilação, uma dor profunda que vai te assombrar por muito tempo, mas olhar para o seu novo corpo e ver a vida que há em você é a chance de transformar a sua existência.

Agradeça a oportunidade que a vida te deu, de parar um pouco em meio a correria do dia a dia para olhar para você, seus sentimentos, seus medos, sua dor, de acolher-se em seu próprio colo, chorar e depois sorrir de gratidão. Aproveite esse tempo para transformar.

Entenda que a sua vida nunca mais será a mesma, mas ela pode ser muito melhor!

Essa pode ser uma visão romantizada, afinal, eu chorei muito, litros e litros de lágrimas, mas assim descobri que meu novo eu era melhor que o anterior. Seja bem-vinda a essa nova vida!

*Mônica Schimenes, 44 anos, formada em Comunicação Social - Relações Públicas, pela Fundação Cásper Líbero, é fundadora e CEO da MCM Brand Group, grupo de comunicação integrada e atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão. A empresária tem mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, conquistou um portfólio sólido de clientes e ótimos relacionamentos institucionais. Pelo programa SEBRAE no Pódio, foi para Londres, onde qualificou o seu negócio internacionalmente, para atender eventos de grande porte. Esse legado foi espalhado no Brasil, com parte do Comitê de Equidade Racial e de Gênero para as Olimpíadas Rio 2016. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Durante todos esses anos de caminhada, Schimenes se associou e fez parcerias com diversas ONGs, como a Integrare (Centro de Integração de Negócios), Sebrae no Pódio, WeConnect International (empreendedorismo feminino - mulheres e empreendedoras pelo mundo inteiro), Fórum de Empresas e Direitos LGBT+. Alguns dos clientes atendidos em sua empresa são: IBM Brasil, Stefanini, Red Hat, BASF, Nextel, Dell, Monsanto, Mizuno, Unilever, entre outros.