Brasil,

Qual é a idade ideal para as crianças começarem a correr?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Algumas mães me perguntam qual é a idade ideal para as crianças começarem a correr. Pesquisas mostram que, normalmente, uma criança ativa de seis a oito anos de idade tem os valores de VO2 máximo tão elevados ou às vezes até maior do que corredores adultos que treinam cerca de 48km a 64km em uma semana.

A visão de que as crianças são fisiologicamente capazes de correr longas distâncias é apoiada por registros de grupos etários em todo mundo. As pesquisas mostram também que as crianças se adaptam fisiologicamente ao treino de resistência e melhoram a performance na corrida.

A partir desta informação, você pode concluir que as crianças são realmente capazes de treinar e competir em corridas de longa distância. Antes de iniciar os programas de planejamento para crianças, no entanto, deve-se considerar os seguintes pontos:

Não há trabalhos que provem que corredores de longa distância devem começar a treinar em uma idade jovem para atingir seu maior potencial. A maioria dos corredores de classe mundial não começam o treinamento até que estivessem na sua plena adolescência. E, com muitas poucas exceções, as crianças que possuíam registros de grupos etários para a 5km através da maratona não evoluem para corredores adultos de elite.

Investigação consistentemente mostra que, antes da puberdade, adaptações fisiológicas ao treinamento nem sempre são correlacionadas com o desempenho em eventos de longa distância. Para as crianças pré-púberes, os fatores que melhor predizem o desempenho na distância está simplesmente relacionada com a maturidade física: mais altas, crianças fortes e mais rápidos levam a vantagem em corridas de distância, assim como eles se destacam em outros esportes, como basquete, beisebol e futebol.

Embora muitas crianças têm naturalmente altos níveis de condicionamento aeróbico, tornando-os fisiologicamente capazes de realizar atividades de resistência de baixa intensidade, eles são limitados em sua capacidade de gerar energia para as atividades de alta intensidade. O corpo tem dois sistemas principais para a produção de energia durante o exercício: o sistema aeróbio, que opera quando uma quantidade suficiente de oxigênio está disponível para os músculos, e o anaeróbio, que opera quando o suprimento de oxigênio não pode acompanhar a demanda dos músculos durante atividade de alta intensidade. Um dos achados mais consistentes em ciência do exercício pediátrica é que o sistema anaeróbio não está totalmente desenvolvido até que as crianças passem pela puberdade.

Jovens fisicamente imaturos que empreendem grandes volumes de treino intenso estão em risco relativamente elevado para as lesões, crescimento anormal, maturação precoce e desgaste psicológico. Considerando esses pontos, recomendamos que as crianças não comecem o treinamento regular e especializado para corrida de longa distância, pelo menos até que os estágios iniciais da puberdade, por volta de idades de 11 a 13 anos, estejam iniciados.

De maneira nenhuma estamos dizendo que as crianças menores de 11 anos não devam participar de eventos divertidos, provas infantis e lúdicas na escola ou em corridas da comunidade. Nós encorajamos as crianças de todas as idades a correr por diversão e saúde. Em vez disso, aconselhamos apenas adiar a formação regular, que definimos como mais de três dias por semana durante períodos de vários meses, e formação especializada, o que significa se concentrar apenas em correr.

Bons treinos!

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. www.anapaulasimoes.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar