Brasil, 21 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

A relação do câncer de mama e o sedentarismo

Uma pesquisa feita por instituições brasileiras e americanas, em parceria com o Ministério da Saúde, constatou que 12% das mortes causadas pelo câncer de mama no Brasil poderiam ser evitadas caso as mulheres praticassem atividades físicas regularmente. Os cientistas começaram enumerando as vítimas desse tumor no nosso país entre 1990 a 2015.

No geral, realizar 150 minutos de exercícios por semana ajuda a turbinar a imunidade e amenizar a inflamação do organismo. E isso, por si só, já ajudaria a afastar esse problema. Entretanto, no estudo mencionado acima, os experts citam outras pesquisas que mostram que a atividade física tem um papel no controle da produção de hormônios femininos, também ligados ao tumor de mama.

O estrogênio é capaz de estimular a multiplicação de células nas mamas. Se uma dessas é defeituosa, o excesso desse hormônio facilita sua replicação, dando início a um câncer no local.

Como conclusão, os cientistas entenderam que se todas as brasileiras ao menos caminhassem meia hora por dia, cinco vezes na semana, uma a cada dez mortes por câncer de mama não teriam ocorrido no país.

“Estudos mostram que o exercício feito no mesmo dia da quimioterapia é altamente benéfico às pacientes, porque melhora a força muscular e diminui o cansaço relacionado ao câncer de mama”, diz o personal trainer Bruno Martins Leal.

No entanto, para a profissional de Educação Física Flávio Leal, não existe um tipo de exercício específico para prevenção do câncer, principalmente o câncer de mama, que é consequência de alterações genéticas em grupo ou grupos de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Entretanto, em uma mama densa, além da grande quantidade de tecido glandular, também possui grande quantidade de tecido adiposo, o que propicia o surgimento desse tipo de câncer.

Para a manutenção da saúde e prevenção de diversas doenças crônicas não transmissíveis, os exercícios mais indicados são os aeróbicos, que mobilizam maior quantidade de músculos, com exigência do sistema cardiorrespiratório, beneficiando o funcionamento dos órgãos e sistemas e reduzindo o percentual de gordura.

Esse tipo de exercício também é benéfico como tratamento adjuvante e/ou coadjuvante, não medicamentoso, no tratamento de câncer, pois reduz ou elimina a fadiga relacionada ao câncer, um sintoma sequelante causado pela toxicidade do tratamento da radioterapia e/ou quimioterapia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS