Brasil,

Como tratar a pele que está descascando por desidratação ou pós-peeling

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Claudia Amoroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialistas dizem o que você deve fazer para dar fim ao problema da descamação da sua pele

Existem alguns motivos que fazem com que a pele descasque e os principais são: desidratação por conta do frio extremo, não hidratar a pele, uso de ácidos, pós-peeling ou procedimento abrasivo na primeira camada do tecido cutâneo, e após uma queimadura solar. “O peeling (destruição ou descamação da primeira camada da pele) é a maneira do corpo de reparar as células danificadas. Descascar a pele geralmente é inofensivo e ajuda o processo de cura, mas pode dar coceira, ser desconfortável, além de deixar a pele mais sensível e susceptível aos danos ambientais. Portanto, o melhor a fazer é investir em uma forma de reparação”, afirma Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Abaixo, especialistas pontuam as melhores maneiras de lidar com o problema:

Use um hidratante recuperador de barreira – Para cuidar da pele com descamação, segundo Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, é necessário fazer a higienização com sabonetes suaves e utilizar ativos estimuladores da hidratação natural como Hyaxel, DSH CN e Overnight Repair, que promovem hidratação imediata e duradoura. Também é interessante fornecer nutrição a essa pele, com ativos como Silpearl, uma associação de silício biodisponível com nutrientes funcionais da pérola. “Ele restaura a luminosidade e o equilíbrio hídrico da pele”, diz a farmacêutica. É fundamental que esse hidratante não tenha perfume e ingredientes possivelmente alergênicos, como parabenos, sendo que o produto deve ser aplicado suavemente com as pontas dos dedos sem esfregar, pois isso maximizará os efeitos de hidratação e minimizará a irritação.

Invista em ativos anti-inflamatórios – Lucas diz que a Aloe vera é um ingrediente que pode retardar ou reduzir o processo de descamação da pele. “Os géis ou loções de aloe vera podem reduzir a inflamação e retardar ou reduzir o processo de descamação da pele”, afirma o especialista. Mika diz que outro ativo importante nesse sentido é Lipex Canola UB. “Ele é um bioativo rico em fitoesteróis que tem uma ação anti-inflamatória potente igual à da hidrocortisona, diminuindo o estado inflamatório da pele, o que reduz a chance de hiperpigmentação da pele em processos irritativos”, explica a farmacêutica.

Mantenha-se hidratado – Não tem jeito, beber água é fundamental, juntamente com uma boa alimentação, rica principalmente em alimentos integrais e gorduras boas para boa formação do manto hidrolipídico. “Para ajudar nesse processo, algumas cápsulas podem ser indicadas, com os ingredientes FC Oral e InCell, que promovem hidratação e nutrição à pele de dentro para fora”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Evite irritação – Pode parecer óbvio dar uma dica como “evite piorar o problema”, mas quando a pele descama, muitas pessoas têm o hábito de coçar ou ficar retirando as “pelinhas”. Isso pode irritar ainda mais o tecido e dificultar a cicatrização. Da mesma forma, quem sofre com descamação deve evitar água excessivamente quente ou fria e esfregar vigorosamente a pele, além de ficar longe do sol por um tempo para evitar um processo de hiperpigmentação ou queimadura.

Por fim, Lucas lembra que é sempre importante consultar um médico dermatologista para que ele faça uma avaliação completa da pele e prescreva uma fórmula ideal para o tratamento.

FONTE:

DRA. CLAUDIA MARÇAL: É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.

LUCAS PORTILHO: Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Novas fórmulas. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França, Mônaco e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.

MIKA YAMAGUCHI: Farmacêutica pela faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Universidade de São Paulo, é também cosmetóloga e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, empresa fornecedora matérias primas para cosméticos. Especialista em prescrições dermo e nutricosméticas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar