Brasil, 21 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Instituto da Criança com Diabetes participa da campanha nacional da ADJ Diabetes Brasil sobre Retinopatia Diabética

Ação de conscientização acontece no dia 28 de outubro no ICDRS com palestras gratuitas sobre o tema

Com o intuito de sensibilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do diabetes e do controle glicêmico para prevenção de complicações do diabetes, a ADJ Diabetes Brasil realiza no Rio Grande do Sul, em parceria com o ICD - Instituto da Criança com Diabetes a campanha nacional Fique de olho - Retinopatia Diabética.

A iniciativa já passou por Brasília, Birigui (interior de São Paulo), Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte, e no próximo dia 28 de outubro, será a vez de Porto Alegre receber a ação no Instituto da Criança com Diabetes (ICD) com palestras ministradas pelo médico endocrinologista Dr. Balduino Tschiedel, Diretor Presidente do ICD, juntamente com o oftalmologista Dr. Abdo Abed e a jornalista Vanessa Pirolo. Na ocasião, os profissionais irão abordar temas como “A Importância do Controle Glicêmico” e os “Aspectos práticos da prevenção da retinopatia diabética”, entre outros assuntos. O evento é gratuito e acontecerá das 9h às 12h, mas as pessoas interessadas deverão se inscrever pelo e-mail

Alerta sobre a doença

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil possui 16 milhões de pessoas com diabetes. O porcentual de homens de Porto Alegre que apresentou o diagnóstico de diabetes dobrou (112,8%), entre os anos de 2006 e 2017, dados estes da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, publicada em julho de 2018.

Dados da pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo apontam que 77,2% dos indivíduos com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento no país, o que ocasiona sérias complicações. Uma delas é a retinopatia diabética, que afeta cerca de 40% das pessoas com diabetes.

As altas taxas de glicemia degeneram a retina e, com o tempo, a visão pode ser afetada, sendo a principal causa de cegueira. A retinopatia diabética pode ser de dois tipos: a não proliferativa, forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular Diabético; e a proliferativa é diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.

Além de sensibilizar as pessoas sobre os riscos da retinopatia diabética, a campanha também tem como objetivos específicos: educar as pessoas para que mudem seus hábitos e consigam controlar as taxas de glicemia e incentivar a visita ao oftalmologista regularmente, para realizar os exames preventivos de visão.

Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Abbott, da Allergan e da Novartis. Mais informações podem ser acessadas no www.adj.org.br.

Programação - Fique de olho - Retinopatia Diabética
9h00 – Abertura – Jornalista Vanessa Pirolo
9h15 – A importância do controle glicêmico – Dr. Balduino Tschiedel
10h15 - Coffe Break
10h30 - Aspectos práticos da prevenção da retinopatia diabética – Dr. Abdo Abed
11h15 - Influência da Farmacovigilância no tratamento – Jornalista Vanessa Pirolo

Sobre o Instituto da Criança com Diabetes (ICD)

O ICDRS é uma entidade privada sem fins lucrativos, em funcionamento desde janeiro de 2004, completando este ano 15 anos de atendimento ao paciente. Presta assistência interdisciplinar a 4.000 crianças e jovens com diabetes Tipo 1, através de um Programa de Educação Continuada em Diabetes, Tratamento (com acesso também a novas tecnologias) e Assistência Social, em uma infraestrutura completa com Hospital-Dia, Ambulatório e Hot Line, uma linha telefônica para atendimento específico aos pacientes, familiares e cuidadores.

Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.

Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.

A ADJ está em contagem regressiva para celebrar seus 40 anos de existência em 2020 e já começa a planejar suas iniciativas para marcar seu aniversário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS