Brasil, 21 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

O que podemos fazer para viver mais?

*Por Prof. Dr. Marco Aurelio Janaudis

Ter uma vida longa e com saúde é o desejo e objetivo de muitas pessoas. O envelhecimento é algo inevitável, mas a maneira como chegaremos e passaremos por ele, depende exclusivamente de cada um e das escolhas feitas ao longo da vida. Por isso, assim como qualquer objetivo, é preciso um certo planejamento para que seja conquistado. Já se perguntou se seus hábitos condizem com essa meta? Ao longo deste artigo vamos falar os principais pontos para alcançarmos a longevidade.

Alimente-se de forma saudável

Quando pensamos em alimentação saudável, logo vem à mente um prato de salada, muitas frutas e legumes. Mas seria só isso? A verdadeira alimentação saudável encontra-se no equilíbrio e no modo de preparo dos alimentos. As refeições devem conter, sempre, carboidratos, proteínas, lipídios e vegetais, de acordo com as necessidades nutricionais de cada um. Jamais devemos cortar algum grupo de alimento, aliás, se pudermos incluir novos itens como castanhas, alimentos ricos em cálcio e magnésio, melhor ainda, pois protegem o coração e evitam a osteoporose.

Pratique exercícios físicos

O importante é movimentar-se, até porque, muitas pessoas deixam de fazer exercícios por pensarem que apenas determinadas práticas são eficazes. Uma caminhada de 30 minutos por dia, já é capaz de ativar a circulação e trazer bem-estar ao praticante. Comece aos poucos e aumente gradativamente a intensidade e o ritmo dos exercícios.

Cuide da sua saúde de forma preventiva

Com que frequência você vai a um consultório médico e realiza os exames de rotina? Se o intervalo das consultas for maior que doze meses é preciso rever esse ponto. O cuidado preventivo da saúde requer visitas anuais ao médico, pois com isso é possível diagnosticar uma possível doença ainda em seu estágio inicial. Isso garante que o processo de tratamento seja mais rápido, simples e menos desgastante. Sabemos também que um problema de saúde pode levar a outro e, se resolvido precocemente, pode evitar futuras complicações.

Evite o consumo excessivo de álcool e pare de fumar

O consumo excessivo de álcool e tabaco podem desencadear doenças sérias e, muitas vezes, fatais. Consumir álcool com moderação e abandonar o cigarro, podem garantir até dez anos a mais de vida, quando aliado a outros hábitos saudáveis também.

Beba água

O que para algumas pessoas pode parecer muito, na verdade, é o que o corpo necessita para funcionar corretamente. A água, além de hidratar todos os tecidos e dar uma boa aparência à pele, é responsável pela limpeza e eliminação das toxinas do organismo. Portanto, para quem está na melhor idade, o ideal é ingerir pelo menos um litro de água todos os dias.

Evite o estresse

Se tem uma coisa que as pessoas evitam passar após certa idade, é o estresse. Seja por saber que tudo se resolverá a seu tempo, que algumas coisas não dependem de nós para acontecer, que cada um tem seu ritmo, na terceira idade as pessoas passam a se preocupar com o que realmente importa. Então, por que não adotar essa prática agora? Se a rotina apresenta situações difíceis, se as preocupações e responsabilidades são muitas, é preciso reservar um tempo para si, organizar os pensamentos e recobrar a saúde mental.

Durma o suficiente

O sono é fundamental para que o corpo equilibre suas principais funções. O ideal é que tenhamos, em média, oito horas de sono por dia. Essas horas podem diminuir com o passar do tempo e o avanço da idade. Sinta que seu corpo esteja descansado e, então, certamente as horas de sono foram atingidas.

Faça o que gosta

Se existe algo na vida que nos deixa mais feliz é fazer o que gostamos. Faça uma lista de atividades preferidas e, se forem muitas e não conseguir conciliar com as obrigações, faça um pouco por dia e garanta momentos felizes diariamente. Ver um amigo, sair para jantar, conversar com uma pessoa querida, caminhar no parque, enfim, existe um mundo de possibilidades que podemos apreciar.

*Por Prof. Dr. Marco Aurelio Janaudis é Clínico Geral do Trasmontano Saúde, Secretário Geral da SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo e Prof. Adjunto na Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Sobre o Trasmontano Saúde - Com mais de 87 anos de atuação no setor da saúde, o grupo é formado pela operadora com cerca de 100 mil vidas, o Hospital IGESP, que hoje é referência em medicina de alta complexidade em São Paulo e pela faculdade FASIG, uma instituição que tem em sua essência a responsabilidade com a qualidade da saúde no país por meio da formação qualificada dos novos profissionais que irão integrar a saúde brasileira. Para ais informações acesse: https://www.trasmontano.com.br/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS