Brasil, 21 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Procura por psiquiatria cresce 27% no primeiro semestre de 2019

Procura por psiquiatria cresce 27% no primeiro semestre de 2019

Os dados são da Paraná Clínicas, operadora de planos de saúde empresariais com sede em Curitiba (PR)

Na Paraná Clínicas, a procura por um médico especialista em psiquiatria cresceu 27,1%. O levantamento compara a quantidade de consultas realizadas pelo plano de saúde no primeiro semestre de 2018 e 2019. O crescimento, segundo a psiquiatra Dra. Ana Paula Aquino Mendes, pode estar relacionado a dois fatores: questões socioeconômicas, como desemprego e pobreza, e a quebra de preconceitos sociais sobre doenças mentais.

“O estilo de vida nas grandes cidades e o excesso de tarefas que as pessoas têm acumulado são fatores que estão contribuindo para esse aumento. Ao mesmo tempo, nunca tivemos tanto acesso a informações sobre transtornos psiquiátricos como agora. Isso também auxilia na busca por ajuda”, explica a médica da Paraná Clínicas. Em contrapartida, a busca por psicoterapia registrou queda de 5,39% entre o primeiro semestre de 2018 e 2019.

Na avaliação da Dra. Ana Paula, o movimento pode estar ligado ao imediatismo e à “falta de tempo” do brasileiro. “Sabemos que a terapia é um processo demorado e que necessita participação ativa do indivíduo. Isso requer tempo, paciência e vontade de abordar assuntos que nem sempre são fáceis”, pondera a médica. “Na maioria dos casos, o tratamento multidisciplinar com psiquiatra e psicólogo é mais efetivo”, completa.

Outros números

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão e 9,3% da população convive com a ansiedade. Esses números colocam o Brasil na liderança na América Latina e no mundo, respectivamente. As estatísticas de suicídio também são preocupantes. Um estudo realizado por pesquisadores da Unifesp aponta que as mortes por suicídio cresceram 24% entre os jovens que vivem em grandes cidades.

Para combater o crescimento dos números, a Paraná Clínicas reforça a importância de ações de conscientização como o Setembro Amarelo e mantém programas específicos sobre o assunto que podem auxiliar os pacientes. No principal deles, o Em {Frente}, a operadora de saúde faz a busca ativa dos pacientes em tratamento ou que passaram por internamento psiquiátrico para incentivar o acompanhamento ambulatorial e prevenir crises.

Sobre a Paraná Clínicas

Com 50 anos de atuação no mercado, a Paraná Clínicas é referência em planos empresariais. Tem a missão de cuidar da saúde, atendendo com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias, chamadas de Centro Integrado de Medicina: CIM Água Verde; CIM Araucária; CIM CIC -24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e Hospital Dia (anexo ao CIM Água Verde), projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, permitindo que os pacientes tenham alta no mesmo dia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS