Brasil,

Segurança do paciente: direito e dever de todos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Andrade
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Educação e envolvimento da sociedade é a principal ferramenta nesse caminho

A notícia sobre o terrível incêndio que ocorreu em um hospital no Rio de Janeiro, vitimando 11 pacientes, levantou um importante questionamento em toda a sociedade. Afinal, até que ponto um paciente está seguro em uma instituição de saúde?

O termo “segurança do paciente” pode ser pouco conhecido pela população, mas é sempre possível notar quando algo não está bem. A forma como você é atendido em um hospital, por exemplo, fala muito sobre a organização daquele lugar.

Observe as relações entre os profissionais de saúde e com você. O médico o envolve no processo de tomada de decisão? Você entende, de fato, o que ele explicou sobre o seu diagnóstico e tratamento? Antes de disponibilizar algum medicamento, o enfermeiro diz a você ou ao seu acompanhante qual “remédio” é aquele?

A segurança do paciente se torna possível por causa desses e de tantos outros processos, que incluem as formas como as pessoas trabalham e a infraestrutura do lugar. É preciso adotar uma série de ações para diminuir o risco de que algo de errado aconteça. Se não há estratégias e métodos que sirvam como barreiras contra os erros, colocamos os pacientes em risco

Por isso, o cuidado com a segurança precisa ocorrer a todo momento. Não se trata de um esforço pontual ou de uma lista de melhorias que serão conquistadas uma vez e que nunca mais serão vistas. A verdadeira segurança do paciente exige constante vigilância. E mesmo atenta a isso, uma instituição sempre corre o risco de falhar.

Hoje, no Brasil, menos de 5% dos hospitais comprovadamente seguem padrões internacionalmente conhecidos de qualidade e segurança do paciente. Se a saúde é um direito de todos, a segurança do paciente não pode ser um privilégio para poucos.

Hoje o nosso maior desafio é fazer com que a cultura de segurança alcance todas as instituições de saúde brasileiras, sejam elas grandes ou pequenas, nas capitais e no interior, no setor público ou privado.

Para que isso se torne verdade, é preciso unir a todos – pacientes e familiares, gestores, profissionais de saúde, governos, planos de saúde, universidades, indústria, sociedade civil. Cada um tem o seu papel nesse caminho. Todos nós podemos nos tornar multiplicadores e agentes ativos na criação de uma assistência mais segura.

Em mais de 20 anos de luta pelos padrões de segurança na saúde, na Organização Nacional de Acreditação. aprendi que a educação e a informação são as duas principais armas para esse objetivo. Com isso, desenvolvemos instituições de saúde mais preparadas, profissionais mais capacitados e pacientes atentos e participativos.

Precisamos falar sobre segurança no Dia Internacional da Segurança do Paciente e em todos os dias, de todas as formas e em todos os lugares. Quanto mais falarmos e aprendermos sobre isso, menores serão os desperdícios no sistema de saúde, mais profissionais terão condições de trabalho adequadas e, principalmente, mais vidas serão salvas.

Cláudio Allgayer, Médico

Presidente da Organização Nacional de Acreditação (ONA)

Vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar