Brasil, 23 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Laranja é a Cor Do Dia Mundial da Segurança do Paciente

Em todo o mundo, milhões de pessoas a cada dia sofrem as consequências da falta ou da má qualidade da assistência. A Segurança do Paciente é um tema relevante para todos os envolvidos no cuidado de saúde, principalmente para os pacientes e seus familiares. Os danos decorrentes podem ser de ordem física, emocional e financeira, atingindo também as instituições e os sistemas de saúde.

A Organização Mundial de Saúde estima em 134 milhões o número de incidentes com dano associados ao cuidado de saúde nos países de baixa e média renda, provocando 2,6 milhões de óbitos anualmente. No Brasil, além de números também significativos, assistimos diariamente à ocorrência de eventos adversos, em sua grande maioria evitáveis, como cirurgias no lado errado, erros de medicação e incêndios em hospitais, entre outras situações.

Enfrenta

No próximo dia 17 de setembro de 2019 será celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Neste dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS), através de seus estados-membros, lançará uma campanha mundial para promover a conscientização sobre a segurança do paciente, demandando que todos mostrem seu engajamento em tornar o cuidado de saúde mais seguro para os pacientes, com foco na redução dos eventos adversos graves e evitáveis.

O tema da campanha, escolhido pela OMS, é Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde, e o slogan “Fale pela Segurança do Paciente”. Quanto mais falarmos sobre a Segurança do Paciente, mais rapidamente eliminaremos os obstáculos para um cuidado seguro através da participação cada vez maior de pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores, autoridades, e todos aqueles que contribuem para formar a opinião pública.

O Brasil aderiu de forma entusiástica à iniciativa da OMS, e em todos os estados monumentos e prédios públicos serão iluminados da cor laranja, que é a cor da campanha definida pela OMS: o Elevador Lacerda (Salvador), os Arcos da Lapa (Rio de Janeiro), o Palácio Buriti (Brasília), a Ponte Estaiada (Teresina), entre outras prédios e monumentos nas capitais. Em todo o país, haverá atos públicos no dia 17 de setembro para o engajamento da população, como em Salvador na Praça Ana Lúcia Magalhães.

O Dia Mundial da Segurança do Paciente será o dia para homenagear de forma especial os profissionais de saúde que diariamente lutam para tornar o cuidado de saúde mais seguro. Também é o dia para gravar vídeos com pacientes sobre a Segurança do Paciente; vestir camisetas de cor laranja e decorar os ambientes na mesma cor; distribuir cartilhas sobre cuidados seguros; realizar eventos com gestores, profissionais de saúde e pacientes, enfim falar sobre a Segurança do Paciente.

A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) através de seus filiados, das suas redes sociais e de seu site divulgou e traduziu todos os materiais da OMS para centenas de milhares de profissionais de saúde em todo o pais e mobilizou dezenas de sociedades científicas, associações, secretarias de saúde para a adesão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente.

Várias instituições apoiam a SOBRASP nesta iniciativa. Uma delas é a Elsevier, que apoia a SOBRASP para uma educação continuada de alto nível e a viabilização do acesso de profissionais e instituições ao conhecimento, atualizações e tecnologias que apoiam os 5 pilares ou etapas da Jornada da Qualidade e Segurança do Paciente, fomentando as boas práticas em saúde, a fim de colaborar com a diminuição dos riscos e dos eventos adversos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS