Brasil, 19 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

O que faz um nutricionista em um restaurante comercial?

Profissionais zelam pela qualidade e segurança dos alimentos, além do controle de normas de vigilância sanitária, limpeza e a disposição dos itens e materiais da cozinha, fomentando o empreendedorismo

O mundo do trabalho está cada vez mais dinâmico para as mais diversas profissões, e o cenário atual guarda, para os nutricionistas, um mercado repleto de novas possibilidades: muitos profissionais estão abrindo suas próprias empresas para prestar serviços de consultoria, assessoria e auditoria para restaurantes comerciais e outros negócios no ramo da alimentação.

Engana-se quem pensa que o nutricionista atua apenas implementando manuais de boas práticas e orientando as equipes sobre os procedimentos operacionais, além do planejamento de cardápios. Há ainda a possibilidade de o profissional oferecer uma série de serviços agregados, como a gestão de resíduos focada em sustentabilidade. Cuidar do gerenciamento de pessoas e equipamentos, também faz parte das atribuições de nutricionistas presentes em restaurantes comerciais. A experiência de atuar com processos que vão além das calorias enriquece ainda mais a formação desses profissionais.

“O Nutricionista que presta serviços possui um papel que vai além do conhecimento técnico. Em muitos casos, ele atua como um agente de mudanças na cultura da organização, o que é uma grande responsabilidade”, explica a doutora Viviani Fontana, nutricionista com especialização em Vigilância Sanitária e Qualidade em Alimentos e conselheira do CRN-3. Viviani é docente de pós-graduação e também atua como consultora para empresas fazendo oficinas de treinamento de pessoal e auditorias, e lembra que a gama de serviços oferecidos por este profissional é ampla. “Por meio da consultoria é possível sugerir os caminhos para alcançar melhores resultados. Mas também existe a modalidade de assessoria, na qual o Nutricionista está diretamente envolvido na implantação e implementação dessas melhorias, e tem a oportunidade de gerar resultados tangíveis”, diz Viviani.

Para capacitar os profissionais, durante o mês de setembro o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS está promovendo um curso de aperfeiçoamento em restaurantes comerciais com uma série de palestras para orientar a categoria. Entre os temas estão: “Gestão de estoques e custos”, “Sustentabilidade focada em resíduos”, “Elaboração de cardápios e fichas técnicas”, entre outros aspectos.

“O olhar para o gerenciamento de recursos pode agregar bastante valor ao trabalho do profissional quando o Nutricionista apresenta o tema como uma ferramenta de auxílio na redução de custos do estabelecimento e aumento da rentabilidade, sendo possível alinhar os objetivos da qualidade com as questões ambientais”, afirma a dra. Denise Hernandez, presidente do CRN-3, nutricionista com especialização em Administração de serviços de Alimentação, Nutrição e Dietética e auditora em boas práticas de fabricação de alimentos e APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS