Logo
Imprimir esta página

Atendimento humanizado pode ser uma das alternativas para superar a odontofobia

Especialista aborda a importância do acolhimento nos atendimentos e a sedação consciente

Oferecer uma experiência acolhedora é um diferencial quando uma pessoa passa por um tratamento de saúde. O conceito de atendimento humanizado pode ser aplicado a diversos serviços, inclusive aos odontológicos, e a fim de prevenir traumas, a humanização tem o objetivo de trazer segurança ao paciente.

A odontofobia – medo de consultório, dentistas e procedimentos –, afeta crianças e adultos e é uma das principais causas do descuido com a saúde bucal. Ansiedade, tremores, suor frio, taquicardia são alguns da sintomas do distúrbio que pode afetar também a saúde psicológica.

Segundo o diretor da rede Oral Sin Implantes, dr. Victor Hugo Brochado, uma experiência humanizada vai além dos procedimentos e cada paciente deve receber atenção especial. Chamar o paciente pelo nome, ouvir atentamente aos seus questionamentos e suas histórias, sorrir sempre ao falar com ele, entender suas inseguranças são ações muito simples, mas que fazem toda a diferença para deixá-lo à vontade. “Desde o agendamento da consulta, passando por uma recepção cativante e avaliações atenciosas. Quando o paciente percebe o afeto em todas as etapas, ganhamos sua confiança e o processo fica mais leve”, diz.

Outro fator que preocupa pessoas com odontofobia é a anestesia em procedimentos mais invasivos. Perder o controle da situação e não ver o que está sendo feito são receios de quem sofre do distúrbio. Implantes dentários são feitos com anestesia local e, há ainda, a opção do uso da sedação consciente. Esta técnica permite que o paciente fique acordado. “A sedação consciente apenas diminui o nível de consciência do paciente. Não afeta a respiração e nem a fala, e ele consegue responder com estímulos ou vocalmente às perguntas do cirurgião”, diz dr. Victor.

O sorriso não deve ser motivo para baixa autoestima e constrangimento. “Não visitar o dentista pode acarretar a má aparência da arcada dentária, ou até mesmo a perda dela, isso causa danos muito grandes a autoestima de qualquer pessoa”, diz dr. Victor. Tirar fotos, sorrir em uma roda de amigos e família é algo que deve ser espontâneo e livre de vergonha. “Presencio histórias de pessoas que se sentem mais seguras para socializar em público ou no trabalho após um tratamento odontológico bem-sucedido”, comenta.

Adotar medidas simples pode fazer grande diferença em uma intervenção odontológica. É necessário cativar e fidelizar cada pessoa. “É sempre importante prezar pela tranquilidade. Explicar o procedimento, estar atento a queixas e dúvidas e checar se há dor. Essas são algumas medidas que acalmam. É essencial que essa postura seja adotada com adultos e crianças durante todo o tratamento, dessa forma, as chances de abandono as consultas são menores”, finaliza o especialista.

Sobre a Oral Sin: A Oral Sin é uma rede de clínicas odontológicas que une tecnologia e qualidade profissional em suas consultas e procedimentos. Eleita a Rede de Implantes N°1 do Brasil, pela Sin Implantes e pela Neodent, disponibiliza serviços nas áreas de próteses e implantes, ortodontia, periodontia, endodontia e estética dentária. Atualmente, possui 205 unidades por todo Brasil e um corpo clínico de mais de 1.500 profissionais especialistas, entre avaliadores, protesistas e cirurgiões. Em 2019, a Oral Sin entrou para o Grupo SMZTO, maior holding de franquias do país, que traz a sua expertise de mercado para fortalecer o plano de crescimento da rede e de seus franqueados. Para mais informações, acesse: www.oralsin.com.br.  


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto