Brasil, 14 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sepse é destaque em Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva

Associação de Medicina Intensiva Brasileira apoia ações de conscientização realizadas pelo Dia Mundial da Sepse (13 de setembro) e divulga programação de palestras sobre o tema que acontecem no principal evento do país dedicado a profissionais de UTIs

A sepse é um dos assuntos mais importantes da atualidade para a área da saúde em todo o mundo. Mais conhecida como infecção generalizada, a inflamação pode levar à parada de um ou mais órgãos, quando não descoberta e tratada rapidamente. O tema, inclusive, ganha um destaque especial todos os anos em 13 de setembro, no Dia Mundial da Sepse, data em que são realizadas em diversos países ações que visam conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre esta síndrome considerada uma das principais causas de morte dentro dos hospitais, que inclusive mata mais que o infarto do miocárdio e alguns tipos de câncer.

Segundo dados do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), estima-se que o problema atinja de 15 a 17 milhões de pessoas por ano no mundo. No Brasil, somente entre adultos, são cerca de 670 mil casos anualmente, dos quais 240 mil chegam a óbito. A letalidade de pacientes em unidades de terapia intensiva brasileiras de adultos é de 55%. Diante desse cenário desafiador, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) apoia e atua como parceira permanente de ações que visam orientar profissionais das UTIs de todo o Brasil sobre condutas que contribuem para mudar essa realidade.

“Estamos engajados constantemente nessa causa importantíssima, a fim de preparar os intensivistas para o enfrentamento da sepse. Sabemos que a identificação e o tratamento precoces estão relacionados a um melhor prognóstico, por isso, apoiamos iniciativas, como as realizadas pelo ILAS, e promovemos ações próprias com o objetivo de levar informação e preparo para os profissionais que atuam nas UTIs brasileiras”, comenta Dr. Ciro Leite Mendes, presidente da AMIB.

Congresso tem ampla programação sobre sepse

Um prova da importância do estudo da sepse para os intensivistas é a ampla programação dedicada ao tema durante o XXIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, principal evento do setor realizado no país, que acontece de 07 a 09 de novembro, em Fortaleza (CE).

Entre as diversas atividades conduzidas por palestrantes nacionais e internacionais sobre o assunto vale destacar a participação de Luciano Azevedo, presidente do ILAS, que fará uma apresentação sobre os “Desafios na abordagem da sepse”.

O tema “Sepse – Antibióticos na primeira hora salvam vidas” também está entre os destaques da programação e será apresentado por Flávia Ribeiro Machado, professora Livre Docente e Chefe do Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Entre os palestrantes internacionais, vale registrar a presença do especialista Rui Moreno, coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos do Hospital de São José, em Lisboa, que falará sobre as controvérsias envolvendo a sepse; e Andrew Rhodes, professor de Anestesia e Medicina Intensiva no Hospital da Universidade St George em Londres, que apresentará diversas palestras sobre pacientes sépticos.

“A sepse é um grande desafio, não só para os profissionais de terapia intensiva, mas para todos os envolvidos na detecção e tratamento dessa síndrome. Obviamente, a condução também depende da UTI, cuja atuação é fundamental para definir a evolução do paciente, na qual a identificação rápida e o tratamento imediato fazem toda a diferença. Para tratar de um tema tão importante e exigente como esse, os nossos congressistas irão contar com palestrantes renomados e de altíssima qualidade, para trazer ainda mais conhecimento e especialização, em benefício dos nossos pacientes”, diz o presidente da AMIB.

Para saber mais sobre o Congresso e se inscrever clique aqui.

Sobre a AMIB

Há quase 40 anos atuando em favor da valorização do médico intensivista, a AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira hoje reúne mais de 6.200 associados e 25 regionais espalhadas em todo o território nacional e tem como principal missão o fomento à pesquisa, formação, titulação e defesa dos profissionais da medicina intensiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS