Logo
Imprimir esta página

Varicocele é causa mais comum de infertilidade masculina

Assintomática, ou seja, sem apresentação de sintomas, a doença pode afetar, em média, a capacidade reprodutiva de 40% de seus portadores. Problema é descoberto quase sempre quando casal passa por dificuldade para engravidar

Silenciosa, a varicocele, uma dilatação anormal das veias presentes nos testículos, é diagnosticada quase sempre quando o casal vive o drama de uma gravidez que não ocorre. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, a doença atinge uma média geral de 15% da população masculina adulta. Afetando 40% dos cerca de 8 milhões de homens que apresentam alguma dificuldade para engravidar suas parceiras, o problema é a causa tratável mais comum de infertilidade para o gênero.

De acordo com o médico urologista Fernando Leão, membro da American Urological Association (AUA) e da Society of Robotic Surgery, ambas dos Estados Unidos, e da Société Internationale d’Urologie (SIU), do Canadá, a grande maioria dos casos de varicocele é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas, o que torna ainda mais necessária a atuação de um especialista na identificação da doença. Ele explica que o problema atinge com mais frequência homens mais jovens, entre 15 e 25 anos.

“É um problema silencioso e, por isso, é importante fazer exames a partir dos 12 anos, quando a doença já pode ocorrer, para identificar possíveis anomalias”, afirma o urologista, que ainda destaca alguns sintomas que podem aparecer com a doença, como a sensação maior de peso no escroto, dor testicular intermitente, um enovelamento das veias no escroto ou aumento do volume escrotal.

Cirurgia

Apesar do alto risco, nem todos os homens que têm varicocele terão problema de infertilidade. Em cerca de 60% dos casos, os portadores não apresentam nenhuma alteração da capacidade de fertilidade. Não são todos os casos que exigem intervenção cirúrgica. “A cirurgia é necessária quando há baixa produção de espermatozóides, diminuição do hormônio testosterona, diminuição dos testículos e dor testicular contínua”, esclarece Fernando Leão. “Os demais casos devem ser monitorados com auxílio médico”, completa o especialista. O diagnóstico da doença é feito por meio de exame físico local e, confirmando a doença, as avaliações de fertilidade e hormonal serão necessárias. Segundo o médico, apesar de não ser possível a prevenção, a rápida identificação da doença contribui para diminuir o potencial de infertilidade.

Ainda conforme o médico, a maior incidência da varicocele ocorre na veia testicular esquerda, ocorrendo entre 80% e 95% dos casos. Bilateralmente, em 25% e 45%. Raramente acontece somente no lado direito.

SAIBA MAIS: Infertilidade

Culturalmente, o peso da responsabilidade pela fertilidade do casal costuma recair sobre as mulheres, porém, isso não passa de um mito. De acordo com dados da segundo Dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, das causas de infertilidade entre casais, 35% são relacionadas a fatores femininos, 35% a fatores masculinos, 20% caracterizadas pela infertilidade combinada do casal e, ainda, em 10% dos casos não é possível identificar a razão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto